Notícia no detalhe
Dia de Campo em Morangaba para implementar agroflorestas de açaí e palmito
A Prefeitura de Campos realiza diversas ações de fomento para o setor rural. Além do ciclo de seminários, que vai acontecer nesta quinta-feira (10) e na próxima quinta-feira (17), acontece neste sábado (12) o Dia de Campo no distrito de Morangaba.
O evento é voltado para incentivar o cultivo sustentável de agroflorestas com espécies nativas da Mata atlântica, com risco de extinção, como as palmeiras nativas, a exemplo da Palmeira Juçara, que dá frutos do açaí e o palmito.
O superintendente de Agricultura e Pecuária, Eduardo Crespo, informa que o evento será realizado em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Aleluia, Batatal e Cambucá, e com a comunidade de agricultores familiares do Assentamento Santo Amaro, que é controlado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
- Faremos uma dinâmica sobre as espécies de florestas da Mata Atlântica voltadas para o reflorestamento sustentável, focado na geração de renda, dentro da legislação ambiental. Na sequência, o outro passo será identificar aqueles pequenos agricultores e agricultores familiares com vocação para dominar as técnicas de cultivo das palmeiras e do processamento do coco do açaí para extrair a polpa e também o palmito - informou Eduardo Crespo.
Ele fez ainda, outras considerações sobre a importância da agroflorestal, que apresenta ciclo de produção próximo ao da cana-de-açúcar, com menor custo de manejo da cultura, e maior rentabilidade.
- A iniciativa de desenvolver o sistema agroflorestal como manejo sustentável é muito importante sob o aspecto social, econômico e ecológico, tendo em vista que a exploração acelerada e ilegal das palmeiras nativas para extração do palmito provocou uma drástica redução de diversas espécies. Mas, nossa proposta é implementar a criação das agroflorestas, com manejo adequado do seu palmito. Isso contribuirá para que a palmeira Juçara, por exemplo, seja uma das espécies da Mata Atlântica mais exploradas, já que seus frutos são bastante apreciados tanto in natura como processado para sucos, sorvetes e também na culinária - destacou o superintendente de Agricultura e Pecuária.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento