Notícia no detalhe
Comdim e SMDHS comemoram Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (8) com muito diálogo e palestra com escritora e poetisa Walnize Carvalho, que contou a história e a vida de Benta Pereira, compilada pelo escritor e jornalista Waldir Carvalho. O evento aconteceu no Museu Histórico de Campos. A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
O evento contou também com a participação de profissionais da inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), representante do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e da vice-presidente do Comdim e diretora do Departamento de Proteção Especial da SMDHS, Analice Ribeiro Alvarenga.
A escritora e poetisa Walnize Carvalho ressaltou que a campista Benta Pereira é reconhecida como heroína por ter invadido, aos 73 anos, junto com seus familiares, a Câmara de Vereadores, para lutar contra os altos impostos da época, além de não aceitar o infringimento dos viscondes nas delimitações de suas terras.
- Ela se destacou como uma mulher muito à frente do seu tempo, uma heroína que defendeu suas propriedades e sua família. Talvez tenha ocorrido um grande entusiasmo na hora de retratá-la, pois no levante ela tinha em torno de 73 anos – disse a escritora.
De acordo com a diretora de Proteção Especial da SMDHS, temos que parabenizar as mulheres de hoje pelo avanço de ter o direito de assumir várias funções dentro da sociedade. “Hoje estamos discutindo todos os temas relacionados às mulheres, principalmente a violência dos direitos das mulheres”, disse.
Ela explicou que atualmente muitas mulheres criaram coragem de denunciar, através dos atendimentos nos Creas e também pelo telefone 180.
- A cada dia avançamos mais e mais nos debates sobre os direitos da mulher. Cada uma delas tem um histórico diferente. Este diálogo que aconteceu no dia de hoje é permanente e contínuo. É importante que as vítimas compareçam ao Creas e ao (Comdim). Nossa equipe trabalha com o contato diário com todas as mulheres atendidas e acompanhadas - pontuou Analice.
Maria da Glória Rangel, que vai completar 65 anos nesta quarta-feira (9), afirma que é importante saber os seus direitos e deveres.
- Depois que passei a participar de atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) eu melhoreis bastante, participo de debates, de grupos e diversas outras atividades. Sou mulher, mãe e avó e parabenizo todas as mulheres pela garra e a determinação de fazer a diferença diante da sociedade - disse Maria da Glória.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















