Notícia no detalhe
Comdim e SMDHS comemoram Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (8) com muito diálogo e palestra com escritora e poetisa Walnize Carvalho, que contou a história e a vida de Benta Pereira, compilada pelo escritor e jornalista Waldir Carvalho. O evento aconteceu no Museu Histórico de Campos. A realização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
O evento contou também com a participação de profissionais da inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), representante do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e da vice-presidente do Comdim e diretora do Departamento de Proteção Especial da SMDHS, Analice Ribeiro Alvarenga.
A escritora e poetisa Walnize Carvalho ressaltou que a campista Benta Pereira é reconhecida como heroína por ter invadido, aos 73 anos, junto com seus familiares, a Câmara de Vereadores, para lutar contra os altos impostos da época, além de não aceitar o infringimento dos viscondes nas delimitações de suas terras.
- Ela se destacou como uma mulher muito à frente do seu tempo, uma heroína que defendeu suas propriedades e sua família. Talvez tenha ocorrido um grande entusiasmo na hora de retratá-la, pois no levante ela tinha em torno de 73 anos – disse a escritora.
De acordo com a diretora de Proteção Especial da SMDHS, temos que parabenizar as mulheres de hoje pelo avanço de ter o direito de assumir várias funções dentro da sociedade. “Hoje estamos discutindo todos os temas relacionados às mulheres, principalmente a violência dos direitos das mulheres”, disse.
Ela explicou que atualmente muitas mulheres criaram coragem de denunciar, através dos atendimentos nos Creas e também pelo telefone 180.
- A cada dia avançamos mais e mais nos debates sobre os direitos da mulher. Cada uma delas tem um histórico diferente. Este diálogo que aconteceu no dia de hoje é permanente e contínuo. É importante que as vítimas compareçam ao Creas e ao (Comdim). Nossa equipe trabalha com o contato diário com todas as mulheres atendidas e acompanhadas - pontuou Analice.
Maria da Glória Rangel, que vai completar 65 anos nesta quarta-feira (9), afirma que é importante saber os seus direitos e deveres.
- Depois que passei a participar de atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) eu melhoreis bastante, participo de debates, de grupos e diversas outras atividades. Sou mulher, mãe e avó e parabenizo todas as mulheres pela garra e a determinação de fazer a diferença diante da sociedade - disse Maria da Glória.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
- 15/05/2025 15:34:55 Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
- 15/05/2025 15:26:10 Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
1505 15h34Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
1505 15h26Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
1505 10h46Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional