Notícia no detalhe
Alunos dos Cieps Carmem Carneiro e Villa-Lobos no Programa Forças pelo Esporte
Uma reunião para apresentação do Programa Forças pelo Esporte (Profesp) aos pais e cerca de 90 alunos que vão participar da iniciativa nos Cieps municipalizados Villa-Lobos, no Parque São José, e Professora Carmem Carneiro, no Eldorado, foi realizada nesta quinta-feira (25), nas duas unidades escolares. O programa de inclusão social através do esporte e do reforço escolar será desenvolvido pelo 56º Batalhão de Infantaria (BI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e a Superintendência de Paz e Defesa Social.
O Profesp está sendo lançado este ano nestas duas unidades municipais, com previsão de início das atividades em 7 de março. Ele faz parte do Programa de Segundo Tempo, criado em 2003 pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte. Para participação nas atividades, que acontecerão na área do batalhão duas vezes por semana, os pais tiveram que assinar um termo de compromisso durante as reuniões.
De acordo com o subcomandante do 56º BI, tenente-coronel Joaquim Vasques Neto, também um dos coordenadores do Profesp em Campos, a disciplina é um dos principais valores a ser trabalhado com os alunos. “É imprescindível ter disciplina para a prática de esportes e durante toda a vida desses alunos”, destaca, acrescentando que a meta é ampliar o atendimento a cada ano de execução do projeto.
O diretor Especial de Apoio à Educação Física nas Escolas, Paulo Roberto Pereira Gomes, ressalta que a implementação do programa dá oportunidade de descobrir talentos entre os jovens carentes. “É um trabalho de grande importância para a formação dos alunos. Inclusive, eu me tornei um atleta graças a um projeto social realizado em minha cidade”, afirma.
Além de atividades físicas e aulas de reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos terão atendimento odontológico. Segundo a diretora do Ciep Villa-Lobos, Rita de Cássia da Silva Abreu, para a seleção dos alunos, de 9 a 12 anos, foi levado em consideração a aptidão física e o perfil socioeconômico. “É uma atividade excelente para ocupação dessas crianças no contraturno escolar”, declara. Na unidade, são 1.006 alunos matriculados da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado