Notícia no detalhe
Primeira reunião do Comitê Gestor de Urgência e Emergência acontece dia 3
A primeira reunião do Comitê Gestor para Implantação da Rede Municipal de Atenção à Urgência e Emergência acontecerá na próxima quinta-feira (3), na Faculdade de Medicina de Campos, às 18h30. A informação é do secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, que publicou portaria no Diário Oficial do município, criando o Comitê, esta semana.
- O objetivo do Comitê é a criação de um protocolo de fluxos da urgência e emergência do município, visando à reafirmação da qualidade do nosso atendimento, a fim de garantir o reconhecimento da capacidade instalada do município para se tornar polo regional. O governo do estado já aprovou a transformação de Campos em polo regional. Agora aguardamos a aprovação do Ministério da Saúde – disse Venâncio.
A finalidade é ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência, buscar melhorar a articulação e a comunicação entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), as Unidades Básicas de Saúde e as unidades hospitalares, tornando o atendimento ainda mais rápido e eficaz, com o objetivo de reduzir as mortes ou seqüelas ao paciente.
Além disso, a Secretaria de Saúde pretende implantar a Central de Regulação do SAMU 192 em Campos, em caráter tripartite. Atualmente, o município dispõe do Programa Emergência em Casa, pago apenas com recursos provenientes dos royalties do petróleo, sem financiamento estadual ou federal. O programa foi implantado em dezembro de 2009 e recebeu mais de 207 mil chamados, dos quais 104.126 foram de pessoas que precisaram receber atendimento médico.
Além do secretário, compõem o Comitê, o coordenador Municipal da Urgência e Emergência, superintendentes do Hospital Ferreira Machado e do Hospital Geral de Guarus, superintendente das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), coordenador do Programa Emergência em Casa, representante regional do Sistema Estadual de Regulação (SER), representantes da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação, dos hospitais conveniados; do Conselho Municipal de Saúde, da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Rodoviária Federal, Delegacia do Conselho Regional de Medicina e Autopista Fluminense.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2025 18:15:12 Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
- 25/11/2025 17:52:10 Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
- 25/11/2025 17:38:48 Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
- 25/11/2025 16:54:46 Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
- 25/11/2025 16:36:52 Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
Equipe do Programa Municipal de Tuberculose visita unidades de saúde
2511 17h52Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
2511 17h38Hemocentro de Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue
2511 16h54Saúde leva estratégia de imunização para estudantes do Colégio Estadual Rotary II
2511 16h36Publicada lei que possibilita aos servidores municipais se registrarem como MEI
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















