Notícia no detalhe
Agentes comunitários de saúde na guerra contra dengue, zika e chikungunya
Os agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Eles aderiram às ações do Plano Nacional de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya e estão atuando no enfrentamento ao vetor, paralelamente aos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de acordo com suas áreas de atuação.
Eles foram treinados por técnicos do CCZ, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. "O objetivo é evitar a proliferarão do vírus zika, da dengue e chikungunya. Assim como os soldados do Exército, eles também estão contribuindo na mobilização e combate ao mosquito e atendimento e orientação às pessoas. É muito importante que eles se unam a nós para vencermos essa guerra", destacou o secretário.
Para o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dores de Macabu, André Luiz Berça, o trabalho tem se mostrado eficaz, uma vez que os agentes são moradores da própria comunidade, facilitando a inserção nas famílias. "Os moradores recebem muito bem nossas equipes, aceitam as orientações, acolhem as instruções, pois os agentes estão presentes no dia a dia da comunidade", disse.
O papel dos agentes no enfrentamento ao Aedes aegypti é encaminhar os casos suspeitos de dengue às Unidades Básicas de Saúde; atuar junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, o agente transmissor e medidas de prevenção; informar o morador sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores; vistoriar o domicílio, acompanhado pelo morador, para identificar locais de existência de objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros, etc.
E ainda orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos; remover mecanicamente os ovos e larvas do mosquito; encaminhar ao agente de controle de endemias do CCZ os casos de verificação de criadouros de difícil acesso ou que necessitem do uso de larvicidas/biolarvicidas; e promover reuniões com a comunidade com o objetivo de mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa