Notícia no detalhe
Vacinação contra o HPV a partir de segunda-feira em Campos
A primeira fase da campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) será aberta às 10h, na Escola Municipal Wilma Tâmega e na Escola Francisco Faria Barobsa, no Parque Aldeia, na próxima segunda-feira (13). A vacinação será feita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e acontecerá através do Programa Saúde na Escola (PSE). A expectativa é imunizar cerca de mil meninas por dia, em diversas unidades escolares, simultaneamente.
O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, na noite desta quinta-feira (09), durante aula magna sobre a campanha, proferida pela pesquisadora do Instituo Ludwig de Pesquisa sobre o câncer, professora doutora Luisa Lina Villa. A aula teve o objetivo de orientar pais de alunos, autoridades do município e profissionais de saúde e educação sobre a estratégia de vacinação. O encontro aconteceu no anfiteatro Jair Araújo Junior, na Faculdade de Medicina de Campos.
Ela é pesquisadora há 30 anos, doutora em biologia e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo. Em sua exposição, apresentou estatísticas para falar da eficácia da vacina, e abordou o tema: “Vacinação profilática contra o HPV em adolescentes: uma visão de futuro”.
- Em 2002, os países da América Latina e Caribe computaram 72 mil novos casos de câncer de colo de útero. Em 2025, teremos o dobro do número de casos, se nada for feito. Esse estudo está sendo considerado por muitos países e municípios como Campos para frear esse avanço. Sinto-me honrada em participar da celebração que estamos fazendo hoje - disse a pesquisadora.
Segundo ela, é importante vacinar as adolescentes, como fará o município, porque o risco de desenvolver câncer é sete vezes maior em mulheres que começaram a atividade sexual antes dos 16 anos. A pesquisadora disse, ainda, que a vacina é altamente eficaz em prevenir outras lesões precursoras do câncer de colo de útero, como cânceres de vulvas e de vagina, e verrugas genitais. “A vacina quadrivalente, que será aplicada aqui, protege contra os HPVs 6, 11, 16 e 18. Foi aprovada em 110 países e tem grau de segurança extremamente elevado, de acordo com ensaios clínicos feitos em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo”, afirmou.
A imunização vai acontecer em três doses, sendo a primeira fase até 13 de outubro. A segunda etapa acontecerá em novembro deste ano e a terceira em março de 2011. A meta é imunizar 17 mil meninas na faixa etária de 11 a 15 anos. Para isso, a prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões. A medida tem o objetivo de atingir, principalmente, quem ainda não teve experiência sexual e, por isso, não teve contato com o vírus.
O evento registrou, ainda, as presenças do presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), Luís Fernando Soares Moraes; do professor-doutor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Editor Chefe do Jornal Brasileiro DST, Mauro Romero Passos; da professora-doutora do Serviço de Ginecologia da UFF, Isabel Doval; da coordenadora Técnica do Centro Regional de Imunobiológicos Especiais do Hospital Jesus/RJ, Tânia Petráglia; e da Gerente da Divisão de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, Andréia Ayres.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa