Notícia no detalhe
Animais silvestres devolvidos ao habitat natural pelo Grupamento Ambiental
Cento e vinte e seis animais silvestres foram devolvidos ao habitar natural pelo Grupamento Ambiental Municipal. Foram devolvidos à natureza 33 papa capins, 9 trinca ferros, 4 gambás, uma aranha caranguejeira, uma cobra preta, 2 frangas d’água, 38 pichanchões, 22 tizius, 2 azulões, 3 sanhaçus, 9 canários da terra.
A equipe também fez 80 apreensões de animais silvestres e apreenderam materiais de pesca do tipo tarrafas, alçapões e gaiolas. Isso, por medida de prevenção, já que este é período do defeso da piracema da água doce, que vai ate 28 de fevereiro.
Os animais apreendidos nas ações foram levados para o Hospital Veterinário e Núcleo de Pesquisas em Animais Selvagens da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde estão sendo avaliados.
O Grupamento Ambiental foi criado há três anos e neste período já resgatou mais de 1.200 animais silvestres. Em casos de denúncias ou surgimento de animais silvestres, a população pode entrar em contato através dos telefones 153 e 2725-6483.
O Subcomandante da Guarda Ambiental, Marcos Soares de Souza, explica que é importante a colaboração da população nas denúncias. “Cuidar do meio ambiente é dever de todos. O resgate desses animais garante sua existência às gerações futuras. O grupamento atua na fiscalização de crimes ambientais nas diversas naturezas”, disse o comandante.
De acordo com o Artigo 29 da Lei 9605/98, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena pode ser detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















