Notícia no detalhe
Moradores de Cambaíba orientados contra o mosquito da dengue
A Secretaria de Governo (Segov), em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está mobilizando moradores de diferentes regiões de Campos para a luta contra a dengue, zika e chikungunya. Moradores de mais de 36 comunidades participaram de reuniões em Unidades Básicas de Saúde (UBS), recebendo orientações de como evitar a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti e se comprometendo a atuar como multiplicadores das informações.
Na última semana, uma das mobilizações aconteceu em Cambaíba. Preocupados com o número crescente da doença em Campos, que já totaliza 354 casos somente nos primeiros 27 dias do ano, moradores da localidade se reuniram em mutirão nesta quinta-feira (28), para visitar casas de vizinhos e parentes, recolhendo materiais que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor das doenças.
A comunidade solicitou o acompanhamento da Prefeitura na ação e equipes da Segov, Limpeza Pública e CCZ atuaram no apoio ao trabalho. “Esperamos que a iniciativa sirva de exemplo e incentive outras comunidades a se mobilizarem em mutirão, no combate à dengue. Essa é uma ação exemplar, porque a população está entendendo que o poder público, sozinho, não tem como conter a proliferação do Aedes Aegypti e evitar uma epidemia, uma vez que a maioria dos focos é encontrada dentro das casas”, diz o subsecretário Adjunto de Governo, Alcimar Ferreira.
Antes do início do mutirão, a técnica do CCZ, Grasiela Ferreira, conversou com os moradores na Unidade Básica de Saúde (UBS). “Em uma semana o mosquito cumpre o ciclo da reprodução à idade adulta e não há como os agentes do CCZ visitarem a mesma região a cada semana. Assim, cabe a cada cidadão quebrar esse ciclo do mosquito, impedindo que ele se reproduza e, consequentemente, evitando a incidência da dengue e das outras doenças”.
Orientados por guardas de endemia do CCZ, a comunidade foi a campo. Genilda Vicente Ricardo mostrou o cuidado que tem para evitar a dengue. “A caixa d´água e outros recipientes de guardar água têm telas. Limpo toda a semana os pratos de vasos de plantas e coloco terra. Até as copas das bananeiras eu viro para baixo, para não acumular água”, contou ela, que participou do mutirão junto com a vizinha Débora Nunes.
- Tem gente que ainda não deixa o CCZ entrar na casa para fazer a visita. Mesmo hoje, no mutirão, alguns fizeram cara feia, mas a minha filha teve dengue ano passado e sei da importância de todos participarem e cuidarem de suas casas – falou Deuziane Gomes da Silva, que percorreu as ruas de Cambaíba ao lado da amiga Lídia Monteiro Silva. “A gente mantém o quintal limpinho, mas não adianta nada se outros moradores não fizerem o mesmo. Acho que, sendo todo mundo conhecido um do outro, fica mais fácil conseguir acabar com focos da dengue”, concluiu. Lídia.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:35:18 Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
- 12/01/2026 19:21:39 FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
1201 19h21FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
1201 19h01Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas




















