Notícia no detalhe
Gabinete de emergência orienta secretários sobre medidas de combate à crise nacional
O prefeito em exercício Doutor Chicão e o Gabinete de Emergência para o enfrentamento da crise econômica nacional promoveram na tarde desta quarta-feira (27) reunião com secretários e gestores da administração municipal. No encontro, foram dadas orientações sobre as medidas que serão adotadas a partir de março, previstas no Decreto 01 de 2016, editado pela prefeita Rosinha Garotinho, licenciada para tratamento médico.
Foram informadas as novas medidas que foram determinadas no decreto assinado pela prefeita Rosinha e publicado na segunda-feira (25), para enfrentar a crise econômica nacional e a queda crescente de arrecadação, em face da crise no mercado internacional de petróleo, sendo definida agenda de reuniões pontuais, a partir desta quinta-feira (27), com gestores de diferentes áreas e o Gabinete de Emergência.
Campos foi um dos primeiros municípios a adotar medidas de contenção, ainda em final de 2014, o que garantiu que pagamentos a servidores municipais fossem mantidos em dia, ao contrário do que ocorreu com os municípios vizinhos e mesmo com o governo do Estado.
A reunião foi conduzida pelo prefeito em exercício Doutor Chicão e os gestores que integram o Gabinete de Emergência, os secretários Roberto Landes (Fazenda), Suledil Bernardino (Controle, Orçamento e Auditoria), Fábio Ribeiro (Gestão de Pessoas e Contratos), Matheus José (Procuradoria Geral do Município), e o Coordenador de Planejamento, Walter Jobe, além do vereador Paulo Hirano, representando o Legislativo.
O Gabinete de Emergência apresentou pontos das medidas, como a análise de contratos e convênios de caráter continuado, ou de custeio variado, rescisão de contratos de aluguel de imóveis com exceção de creche e escolas ou Unidades de Saúde, entre outras medidas que asseguram a continuidade dos serviços essenciais, do atendimento em Saúde e Educação, a manutenção de programas sociais, e o compromisso do pagamento em dia da folha de servidores e seu impacto multiplicador na economia local.
Segunda etapa de medidas - A Prefeitura de Campos foi a primeira a adotar, na região, medidas de tratamento da crise em final de 2014, reduzindo em 40% custos com pessoal em cargos comissionados, cortando cargos comissionados, extinguido e fundindo órgãos e suspendendo horas extras, suprimindo e extinguindo contratos, entre outras medidas.
As novas medidas foram necessárias porque o ano de 2015 registrou expressivas perdas de receitas em desfavor do Município na proporção de 54% em Royalties e Participação Especial, que representavam metade da receita corrente do Município, além de redução de 20% de outras receitas originárias em face do desinvestimento originário da desaceleração da União e do Estado, prejudicando arrecadações diversas, como de ICMS.
De acordo com dados divulgados pela imprensa nacional, Campos foi a terceira cidade que mais perdeu receita no país, no ano de 2015, descendo dezenas de posições no ranking geral dos orçamentos dos Municípios, para o ano de 2016.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento