Notícia no detalhe
Alunos do curso de Piano do Trianon aprendem a desenvolver leitura de partituras
Nas aulas do Curso de Piano, oferecido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), no Teatro Trianon, os alunos aprendem a desenvolver a leitura de partituras. Assim, a compreensão do som e das canções, se torna mais fácil. O resultado tem sido satisfatório. No dia 29 de novembro de 2015, alunos realizaram a primeira apresentação do curso, no Trianon. As aulas foram retomadas no último dia 12, depois de um curto recesso, dando sequência ao trabalho que foi iniciado em julho de 2015.
As aulas são ministradas pelo pianista clássico, Ivan Glória Machado, seguindo um programa de ensino semelhante ao do Conservatório Brasileiro de Música. “O curso é dividido em cinco módulos. Até o final de 2016, qualificaremos músicos já em atividade e avançaremos na iniciação de jovens”, explica Ivan Machado, bacharel em Piano, pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Entre os alunos, o mais jovem é Mateus Alvarenga, de 13 anos, que está no segundo módulo. Acompanhado do pai, o empresário do setor de cosméticos, Marcelo Alvarenga, o estudante mostrou grande interesse, no primeiro dia de aula, depois das rápidas férias.
– Ele já possuía conhecimento teórico. No curso, descobriu a magia da prática. A iniciativa da FCJOL, de oferecer, gratuitamente, o acesso ao universo da música, através do piano, é formidável. Nossos jovens precisam disso – observa Marcelo Alvarenga.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















