Notícia no detalhe
Agentes Comunitários no Plano de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya
Os agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) receberam, nesta terça-feira (26), as primeiras instruções para participarem do Plano de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya. Eles começarão a atuar no campo, na próxima segunda-feira (1), no enfrentamento ao mosquito aedes aegypti junto aos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Participaram do treinamento cerca de 180 ACS, treinados pelo coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue e Roedores, Claudemir Barcelos; assessora chefe da ESF, Luciene Galaxe; assessores do CCZ, Luiz Candido e Silvio Pinheiro; e a assessora da ESF, Claudete Abud.
O objetivo, segundo Claudemir, é evitar a proliferarão do vírus Zika, dengue e chikungunya. "Eles vão contribuir na mobilização e combate ao mosquito e atendimento e orientação às pessoas. É muito importante que eles se unam a nós para vencermos essa guerra", destacou.
Luciene explicou que, ainda essa semana, os agentes comunitários receberão outras orientações nos pontos de apoio (PA) do CCZ de cada bairro e distrito, de acordo com suas áreas de atuação junto à Estratégia. "Será um trabalho em conjunto. Estamos somando forças nesse trabalho integrado entre CCZ, Atenção Básica e ESF", destacou.
Soldados e cabos do 56º Batalhão de Infantaria (BI) também foram treinados pela Secretaria de Saúde. A princípio, 90 soldados já estão escalados para participarem das ações de combate ao mosquito aedes aegypti da Prefeitura de Campos. A previsão é que nos próximos dias eles também estejam no campo, acompanhando os agentes de combate a endemias do CCZ.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18