Notícia no detalhe
Procon dá dicas para compra de artigos de Carnaval
Por: Da Redação -
Foto: Divulgação - 25/01/2016 - 12:53:19
Bem próximo do Carnaval, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre o que comprar. A Superintendência do Procon-Campos divulga algumas dicas e inicia a fiscalização no comércio local. Neste período há um incremento nas vendas de produtos, como confetes, fantasias, espumas ou sprays, entre outros. A escolha de alguns artigos exige cuidados especiais.
O consumidor deve procurar adquirir produtos em lojas especializadas em artigos para Carnaval, bem como realizar pesquisa de preços. De acordo com a superintendente do Procon-Campos, Rosangela Tavares, todo produto, como é o caso das conhecidas espumas, fogos ou sprays, devem estar armazenados em frascos totalmente lacrados. Ao adquirir estes produtos, o consumidor deverá verificar se a válvula está funcionando de maneira correta, evitando assim, futuros acidentes.
Não é recomendado o consumo de produtos comercializados por ambulantes, que embora possam apresentar um preço menor, não possuem, muitas vezes, a mesma segurança, expondo os foliões, principalmente crianças, a riscos graves. A falta das informações exigidas por lei indica que o produto não está de acordo com as normas de qualidade e segurança. Isso pode ocasionar acidentes, como intoxicações, perfurações, alergias e asfixias, entre outros danos à saúde.
Outras dicas:
- Se o produto for destinado para crianças, o cuidado deve ser redobrado. O consumidor deverá verificar se o produto é adequado para a faixa etária a que se destina e se há riscos para sua segurança, como intoxicações, asfixias, entre outros problemas. Por isso, é importante optar por lojas especializadas em artigos para Carnaval.
- Todos os produtos devem possuir o selo do Inmetro, comprovando assim, que ele foi devidamente testado, aprovado e que se encontra dentro das exigências legais.
- Os consumidores devem exigir a nota fiscal.
- Lantejoulas, paetês, serpentinas, confetes - O consumidor deve ficar atento à procedência desses produtos carnavalescos e conferir a quantidade indicada nas embalagens dos produtos.
- O Departamento de Educação e Pesquisas do Procon-Campos faz um alerta especial para os cuidados na hora de utilizar as “serpentinas metálicas”. Já houve fato comprovado de choque elétrico por contato da serpentina metálica com fiação elétrica, causando a morte do folião. Antes de usar o produto, o consumidor deve se certificar de que não há nenhuma fiação que possa ser alcançada.
- Constatado qualquer problema, procure solucioná-lo primeiro junto ao fornecedor. Caso isso não seja possível, recorra ao Procon-Campos, que está atendendo ao público nos altos da Rodoviária Roberto Silveira.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18