Notícia no detalhe
41 mil atendimentos na Farmácia Municipal em novembro/2015
A Prefeitura de Campos realizou cerca de 41 mil atendimentos nas farmácias da rede municipal de saúde em novembro de 2015, garantindo medicamentos a 37.959 pessoas. Cerca de 2 mil pessoas foram atendidas/dia pelos farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde e da Secretaria de Saúde (Farmácia Municipal Central).
Nesse período, foi investido mais de R$ 1 milhão em dispensação de medicamentos, com recursos dos royalties do petróleo. A maior parte dos pacientes atendidos tem entre 20 e 59 anos, e é do sexo feminino, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
- Mais de R$ 19 milhões foram aplicados em medicamentos em 2015, totalizando mais de 34 milhões de itens de remédios ofertados à população. Além de atender a Campos, atendemos pacientes de cidades vizinhas, como por exemplo, São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus de Itabapoana, Cantagalo, São João da Barra, Mimoso do Sul, entre outros – disse o secretário.
Para adquirir os medicamentos, é necessário apresentar além da receita e do Cartão Nacional de Saúde, o CPF, para evitar duplicidade de dispensação para mesma pessoa em farmácias diferentes, cuja medida vem sendo bem avaliada pelos usuários.
O secretário informa que os principais itens dispensados em novembro, por grupo farmacológico, foram anti-hipertensivos, analgésicos, antitérmicos, antiulcerosos, diuréticos e os anti-inflamatórios, nesta ordem. Os medicamentos mais prescritos nas consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) foram losartana, omeprazol, captopril, hidrocloritiazida, clonazepam, dipirona e metformina.
Outro dado apresentado diz respeito aos locais de atendimento. "As farmácias mais procuradas foram a do Posto de Urgência (PU) de Guarus, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José e UPH Travessão, Unidade Básica de Saúde Alair Ferreira, no Parque Vicente Dias, e CRTCA 1 (Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente 1)", destacou Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda