Notícia no detalhe
CCZ segue com o trabalho continuo na Praia do Farol de São Thomé
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com o trabalho continuo na Praia do Farol de São Thomé, com operações preventivas de eliminação do foco de mosquito “aedes aegypti, do Chikungunya” e “Mosquito da Zica”. Mosquitos que pode levar a vítima à morte em casos graves, as ações preventivas ao combate ao mosquito segue na praia campista e em todos os bairros do Município de Campos.
Segundo o veterinário e diretor do CCZ, César Palma de Salles Ferreira, tranquiliza a população e diz que os mosquitos na praia campista não são o aedes aegypti, mas, sim, cúlex, conhecidos como “pernilongos”. Cerca de 110 homens, além de carro fumacê, motofog, bomba costal e veneno para mosquito, que mata o aedes aegypti, apesar de sabermos que lá os mosquitos são cúlex. Um agente está atendendo uma média de 20 casas, o que dá um total de 440 casas/mês.
A ação preventiva também é baseada nos pontos estratégicos como em locais onde há maior concentração de materiais como pneus, ferros velhos e entulhos, lixos, terrenos baldios etc. Embora não haja um critério de alerta para determinar a gravidade conforme a quantidade de casos, os especialistas explicam que os cuidados tem que ser permanente e ostensivo. É preciso manter um cuidado constante e absoluto nos quintais, dentro de casa, com o lixo que se joga nas ruas e em outras situações.
Ele ressalta que somente nestes primeiros dias do ano, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) afirma que já são 34 casos positivos de dengue, fora os que estão em processo de exame classificado como casos suspeitos. No entanto, estudiosos do assunto afirmam que não basta somente o governo entrar nessa guerra. ‘’A população também tem que fazer sua parte, caso contrário, vai continuar acontecendo o que se vê há anos: casos e mais casos positivos. “Finalizou o veterinário e diretor do CCZ, César Palma de Salles Ferreira”.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















