Notícia no detalhe
Exposição "Projeto Tamar - Ajude a Proteger" no Museu Histórico
O Instituto Chico Mendes em parceria da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima promove no Museu Histórico de Campos até o dia 22 de fevereiro, a exposição temporária "Projeto Tamar - Ajude a Proteger". A mostra elaborada pelos biólogos do projeto é composta por réplicas e fósseis de tartarugas marinhas, encontradas na região Norte Fluminense como na praia do Farol de São Tomé e a reprodução de ninhos desenvolvidos pelos biólogos do projeto Tamar.
O Museu Histórico de Campos funciona de terça à sexta-feira das 10h às 17h e aos sábados das 09h até 14h. A gerente do Museu Histórico de Campos,Graziela Escocord informa que durante os meses de Janeiro e fevereiro o espaço não funcionará aos domingos.
O Tamar atua na região norte fluminense desde 1992 e a Base Bacia de Campos, monitora aproximadamente 98 km de praias, abrangendo os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
O período reprodutivo das tartarugas marinhas fica compreendido entre os meses de setembro e março, e durante estes meses, fêmeas da espécie cabeçuda procuram as praias do litoral norte fluminense para desovar, no dia 1º de setembro o Projeto Tamar deu início ao monitoramento da temporada reprodutiva 2015/2016 das tartarugas marinhas.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, destaca que o município tem sido parceiro do Tamar na preservação das tartarugas. Em 2015, o município atendeu a recomendação do Ministério Público Federal para a não realização de eventos culturais na orla da praia do Farol de São Thomé.
“A municipalidade optou pela escolha de outro local, entendendo a importância de colaborar com a possível preservação do meio ambiente. Em 2015, realizamos os shows nas proximidades do Náutico e este ano, conseguimos uma parceria com a Marinha do Brasil que cedeu o espaço no balneário campista”, ressalta Patrícia.
Segundo dados do Tamar, na última temporada reprodutiva 2014/2015 a Base Bacia de Campos protegeu 1.897 desovas e liberou ao mar aproximadamente 160 mil filhotes. Nas praias do município de Campos dos Goytacazes registramos 718 desovas e aproximadamente 57.921 filhotes foram liberados, para isso, o projeto conta com o apoio de pesquisadores, estagiários e principalmente de pescadores, comunidade e veranistas.
“Durante o processo de desova, as fêmeas de tartarugas marinhas que chegam ao litoral do município e os filhotes que nascem nos ninhos depositados nas praias podem ser diretamente impactados por fatores adversos tais como o excesso de iluminação e trânsito de veículos na praia, por isso a importância da conscientização”, explica o biólogo Cadu Amorim.
O projeto também desenvolve um trabalho de educação ambiental com as comunidades locais, através de oficinas, palestras, atividades lúdicas e atividades nas escolas municipais, estaduais e particulares. O Projeto Tamar tem como patrocinador oficial a Petrobras.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 17:59:54 Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
0305 15h51Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18