Notícia no detalhe
Campos comemora o Dia Mundial da Alfabetização
Hoje (quarta-feira, 08) é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A Secretaria Municipal de Educação vem realizando uma série de investimentos para estimular e melhorar a qualidade do ensino. Uma das maiores inovações, projeto pioneiro no município, foi a implantação de materiais pedagógicos, do Sistema Expoente, na educação infantil e com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A diretora do Departamento Pedagógico, Nilza Gama, informou que também foi criada uma coordenação específica para atender ao primeiro ano de escolaridade e intensificou as capacitações dos professores deste segmento. “Os investimentos vêm sendo realizados com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede e elevar nos próximos anos o resultado do Ideb”, informou a diretora.
A prefeitura também está investindo na alfabetização dos adultos. Este semestre foi aberto mais um pólo para realização da EJA. Em virtude da adesão dos moradores, foram abertas novas turmas na Escola Municipal Ignácio Correa, na localidade de Guandu. Atualmente o município atende a cerca três mil alunos que estudam em 28 escolas, localizadas em diferentes bairros e distritos.
O município também realiza o programa Brasil Alfabetizado. Trata-se de um programa do governo federal, realizado em parceria com os municípios. A coordenadora deste programa e da EJA, Rutilane Campos, informou que o programa Brasil Alfabetizado, que tem como finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos, é realizado no período de oito meses e só este ano o município alfabetizou 400 alunos.
- Pela primeira vez os alunos da EJA receberam materiais didáticos. Isso foi de suma importância para eles, porque se sentiram valorizados. Trata-se de material de qualidade que antes era utilizado apenas pelas escolas da rede privada. As pessoas interessadas em se alfabetizar devem buscar informações nas escolas municipais ou na própria secretaria de educação - ressaltou.
A dona de casa, Licy de Souza Tâmega, de 72 anos, foi uma das alunas que se formou na última turma do Brasil Alfabetizado. “Minha mãe me matriculou na escola quando tinha sete anos. Neste mesmo ano tive que parar de estudar para trabalhar. O curso me ajudou muito, porque aprendi a identificar as palavras”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/08/2025 18:29:38 Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
- 22/08/2025 16:05:14 CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
- 22/08/2025 14:41:37 Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
- 22/08/2025 13:59:43 Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
- 22/08/2025 13:35:50 Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Ronda Escolar promove palestra em escola do Novo Jockey pelo Prefeitura em Ação
2208 16h05CCZ amplia número de bairros com monitoramento de Aedes aegypti com ovitrampa
2208 14h41Prefeitura em Ação: 21ª edição do programa acontece dia 30 no Novo Jockey
2208 13h59Prefeitura em Ação: Escola do Novo Jockey com treinamento de primeiros socorros
2208 13h35Defesa Civil emite alerta para ventos fortes em Campos dos Goytacazes
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia
6Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19