Notícia no detalhe
Campos comemora o Dia Mundial da Alfabetização
Hoje (quarta-feira, 08) é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A Secretaria Municipal de Educação vem realizando uma série de investimentos para estimular e melhorar a qualidade do ensino. Uma das maiores inovações, projeto pioneiro no município, foi a implantação de materiais pedagógicos, do Sistema Expoente, na educação infantil e com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A diretora do Departamento Pedagógico, Nilza Gama, informou que também foi criada uma coordenação específica para atender ao primeiro ano de escolaridade e intensificou as capacitações dos professores deste segmento. “Os investimentos vêm sendo realizados com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede e elevar nos próximos anos o resultado do Ideb”, informou a diretora.
A prefeitura também está investindo na alfabetização dos adultos. Este semestre foi aberto mais um pólo para realização da EJA. Em virtude da adesão dos moradores, foram abertas novas turmas na Escola Municipal Ignácio Correa, na localidade de Guandu. Atualmente o município atende a cerca três mil alunos que estudam em 28 escolas, localizadas em diferentes bairros e distritos.
O município também realiza o programa Brasil Alfabetizado. Trata-se de um programa do governo federal, realizado em parceria com os municípios. A coordenadora deste programa e da EJA, Rutilane Campos, informou que o programa Brasil Alfabetizado, que tem como finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos, é realizado no período de oito meses e só este ano o município alfabetizou 400 alunos.
- Pela primeira vez os alunos da EJA receberam materiais didáticos. Isso foi de suma importância para eles, porque se sentiram valorizados. Trata-se de material de qualidade que antes era utilizado apenas pelas escolas da rede privada. As pessoas interessadas em se alfabetizar devem buscar informações nas escolas municipais ou na própria secretaria de educação - ressaltou.
A dona de casa, Licy de Souza Tâmega, de 72 anos, foi uma das alunas que se formou na última turma do Brasil Alfabetizado. “Minha mãe me matriculou na escola quando tinha sete anos. Neste mesmo ano tive que parar de estudar para trabalhar. O curso me ajudou muito, porque aprendi a identificar as palavras”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 18:58:27 Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
- 08/10/2025 18:55:49 Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
- 08/10/2025 16:02:37 Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
- 08/10/2025 15:27:20 Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
- 08/10/2025 14:37:07 Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Visa intensifica fiscalização e encontra bebidas falsificadas e vencidas em Campos
0810 18h55Show de humor “A vida é Freud”, com Rick Silveira, nesta quinta no Teatro de Bolso
0810 16h02Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
0810 15h27Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
0810 14h37Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
4CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município