Notícia no detalhe
Programa de Tuberculose: novo equipamento por excelentes serviços prestados
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose garantiu a aquisição de um novo equipamento, em parceria com Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), pelos excelentes serviços prestados nos últimos anos. O aparelho TRM-TB – GeneXpert deve ser entregue no primeiro semestre de 2016 e realizará Teste Rápido Molecular para Tuberculose, com resultado em duas horas, em média.
O Xpert MTB/Rif realizado no sistema GeneXpert é um teste molecular rápido para a detecção de tuberculose micobacteriana (MTB) e resistência à rifampicina, com tecnologia avançada. Este sistema é formado por um instrumento GeneXpert, um computador simples e cartuchos descartáveis. O teste é baseado na metodologia PCR (reação da polimerase em cadeia) multiplex, em tempo real, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
De acordo com a gerente de Pneumologia Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), Ana Alice Bevilaqua, o PNCT adquiriu mais dois equipamentos para serem doados ao Estado do Rio de Janeiro. Um destes foi destinado para o município. “Campos fará o teste para as regiões do Norte e Noroeste, conforme pactuado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite)”, afirmou.
A sensibilidade do teste é de 92,2%, o que representa um ganho expressivo em relação à baciloscopia, técnica já utilizada no SUS. Em amostras com baciloscopia negativa, a sensibilidade do teste para uma amostra de escarro é de 72,5% e de três amostras, de 90,2%. A especificidade é de 99%. O teste ainda detecta a resistência à rifampicina com 99,1% de sensibilidade e exclui a resistência com 100% de especificidade.
- Com o novo teste, vamos melhorar o diagnóstico, a detecção de casos novos de tuberculose, promover a redução do tempo para início do tratamento, identificar precocemente os pacientes com a doença e, consequentemente, reduzir a transmissão e a morbimortalidade da doença, avançando na redução das taxas de incidência – disse o secretário.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, entre os principais benefícios destaca-se a diminuição do tempo para obtenção do resultado, já que a cultura de tuberculose leva um mês para ficar pronta. Além disso, é fácil de utilizar, não demanda muitos recursos de laboratório, consegue identificar as bactérias multirresistentes, diminui consideravelmente os resultados falso-negativos, entre outros.
- É uma revolução. O diagnóstico para tuberculose é feito por meio de várias ferramentas, porém, muitos casos dão falso negativo, principalmente em crianças, dificultando o tratamento. O novo teste não vai substituir a baciloscopia totalmente. Para o acompanhamento do tratamento, continuaremos a realizá-la. Não haverá mudança na rotina de atendimento aos pacientes. Os profissionais de saúde vão solicitar baciloscopia do escarro em duas amostras - informou Charbell.
Últimas Notícias adicionadas
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa