Notícia no detalhe
NF Transplantes: ajudando a salvar vidas
Atuando em Campos e municípios circunvizinhos desde 1992, o NF Transplantes – Programa Municipal de Transplantes - que funciona dentro do Hospital Ferreira Machado, foi alvo de elogios por parte do Programa Estadual de Transplantes (PET) da Secretaria de Saúde do Estado do Rio. Nos dias 18 e 25 de novembro deste ano, a equipe do NF Transplantes conseguiu captação de cinco órgãos que ajudaram a salvar as vidas de cinco pessoas que estavam na lista de espera de transplantes no estado.
Ligado ao Programa Estadual de Transplantes e ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, o NF Transplantes, em 2015, obteve uma melhora no número de notificações e captações de órgãos. Foram captados 28 órgãos (córneas, fígados e rins), contra 11 em 2014. “Esse comportamento ocorreu em todo Estado do Rio de Janeiro”, explica Marcelo Carvalho, assistente social que integra a equipe do NF Transplantes. De janeiro a outubro deste ano, por exemplo, foram registradas 253 doações de órgãos em todo o estado.
Marcelo destaca ainda que o ponto mais importante a ser considerado é o da disseminação da dinâmica de transplantes em toda a sociedade. “Em linhas gerais, os números de recusas das famílias e descartes técnicos ainda continuam sendo maiores”, lamenta.
Apesar disso, o médico Luiz Eduardo Castro de Oliveira, coordenador do NF Transplantes, acredita que, ao contrário dos anos anteriores, já é possível notar uma mudança no conceito que as pessoas têm sobre a doação de órgãos. “Temos percebido uma evolução positiva sobre o assunto”, diz.
O estado do Rio de Janeiro, atualmente, faz captação de rins e fígado. A Central de Transplantes – ligada ao PET – recebe notificações de morte encefálica de todo o estado do Rio e organiza a cadeia de procedimentos até a doação efetiva de um órgão. Nas regiões dos Lagos e Norte e Noroeste Fluminense, a retirada de órgãos – após autorização das famílias -é feita por profissionais do PET-Itaperuna ou do Rio de Janeiro.
Para quem quiser se cadastrar e formalizar sua condição de Doador de Órgãos, basta acessar o link http://www.transplante.rj.gov.br/doemaisvida/site/conteudo/
Para que seus órgãos e tecidos sejam doados após a sua morte é necessário conversar com a família e deixar bem claro o seu desejo. Não é preciso deixar nada por escrito, mas seus parentes devem se comprometer a autorizar o procedimento após a morte. A doação de órgãos e tecidos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir da constatação do óbito, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos) possam ajudar outras pessoas.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda