Notícia no detalhe
Conselho de Agricultura define localidades que receberão kits do Mais Leite
Autoridades da área da agricultura de Campos, dos governos do estado e federal participaram da assembleia extraordinária do Conselho Municipal de Agricultura para definir diretrizes quanto à distribuição de kits do programa Mais Leite. A assembleia foi realizada nesta quarta-feira (09) e foi presidida pelo superintendente de Agricultura e Pecuária, Eduardo Crespo, que debateu o assunto com produtores rurais e com o delegado do Ministério da Agricultura, Carlos Alberto Conte; do presidente do Sindicado Rural, José do Amaral; do técnico em extensão agrícola João Rocha, da Empresa Assistência Técnica Extensão Rural Estado do RJ (Emater-RJ), além de dirigentes de outras entidades do setor rural, que integram o Conselho.
Durante a assembleia, foi criada uma comissão tripartite que vai atuar nas comunidades agrícolas para fazer o levantamento do perfil de cada propriedade bem como a capacidade dos agricultores familiares e pequenos produtores para saber da viabilidade do recebimento do kit do Programa Mais Leite, que compreende o tanque de resfriamento de leite com capacidade para dois mil litros. Dentre os critérios técnicos definidos pela Assembleia consta, por exemplo, a localização estratégica das propriedades, de forma que possam abastecer o maior número de produtores no entorno de onde serão instalados.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Eduardo Crespo, explica que o kit Mais Leite integra o Programa Mais Leite, desenvolvido pela Superintendência de Agricultura, e compreende na instalação de um container, de um tanque resfriador de leite, e material de inseminação artificial de bovinos nas comunidades com objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência na produção de leite do município, através da inclusão tecnológica. "Esse projeto conta com o apoio da Emenda Parlamentar do deputado federal Anthony Garotinho, que obteve sucesso na liberação de recursos no Governo Federal na ordem de R$ 580 mil, uma iniciativa muito importante porque viabiliza o programa”, destaca Eduardo Crespo.
Também foi abordada por Eduardo Crespo a implantação do Zoneamento Ecológico Econômico do estado do Rio de Janeiro (ZEE RJ), uma ação do Instituto Estatual do Ambiente (INEA). O tema provocou preocupações porque na sua essência, transforma quase que 100% do território Norte e Noroeste de produção agropecuária, em áreas ambientais, uma vez que na visão do consórcio que idealizou o projeto de zoneamento, as produções agropecuárias podem agredir os aquíferos subterrâneos que passam nas cidades do norte e noroeste, nomeado de Fraturado, Terciário Formação Barreiras, Terciário Formação Emborê e Quaternário Deltaico.
“Estou muito preocupado com a falta de representatividade das entidades na discussão desta ação do Inea que pode mudar o mapa das atividades agropecuárias na região, assim como a economia que já está abalada. Já que o Conselho de Agricultura delibera o uso dos recursos públicos, peço para que o Conselho se una ao nosso grupo para que, de forma organizada, possamos, na próxima reunião, no dia 16 de dezembro, às 14h, na Firjan, discutir outras formas de realizar o zoneamento sem que nossa região sobra tanto impacto”, alertou Eduardo Crespo.
Contudo, o superintendente ressalta a importância dos investimentos no setor leiteiro do município e acrescentou outros benefícios para fomentar o setor. “Temos ainda o projeto Vaca Móvel, que é uma parceria com o Sebrae, e que já apresenta bons resultados na primeira fase. Na segunda fase vamos implementar o programa com melhoramento genético em suas clínicas. O setor leiteiro conta ainda com investimentos através da implantação do Microcrédito Rural que já liberou mais 16 milhões para investimentos na produção agropecuária.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento