Notícia no detalhe
Crianças da Baixada se divertem com teatro de bonecos
O Projeto “Brincando com as Histórias”, do Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, adapta para o público infantil textos de autores campistas, que resultam na encenação de peças teatrais com fantoches. Nessa primeira etapa, está sendo encenada a peça “O invencioneiro e suas criaturas – teatro de fantoches”, que estreou nesta sexta-feira (03) na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, na Baixada Campista. Na plateia, estavam cerca de 150 crianças do 3º período ao 5º ano da Escola Cantinho Mágico, Escola Municipalizada Rotary I, Escola Municipal Manoel Coelho e Colégio Cenecista de Goitacazes.
O presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, destacou a necessidade de se valorizar a obra de José Cândido de Carvalho que, para ele, foi maior escritor. “José Cândido ambientou suas histórias na Baixada Campista, em Ururaí e no Fundão, locais bem conhecidos do nosso povo. Quem lê José Cândido de Carvalho se identifica com os personagens que falam a nossa linguagem. Por tudo isso, é que as pessoas precisam saber mais sobre a vida e a obra de José Cândido”, afirmou Avelino.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Coelho, Cristiane Elias, falou da importância de projetos como o “Brincando com as histórias”. “Isso incentiva a cultura da nossa localidade. Assim, os alunos ficam sabendo o que é um teatro de bonecos. É muito bom também porque mostra a obra de José Cândido e porque ele é tão importante. As crianças tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a Casa de Cultura que, além de servir para pesquisas, está abrigando eventos culturais”, falou Cristiane.
A peça “O invencioneiro e suas criaturas” foi adaptada por Nana Rangel e Márcia Terra do romance “O Coronel e o Lobisomem”, do conto “Porque Lulu Bergantin não atravessou o Rubicon” e de um capítulo do livro “José Cândido de Carvalho – Vida e Obra”, única biografia do escritor campista e que teve a autoria do jornalista e presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira. No elenco estão Mazzola Braz, Márcia Terra e Beth Carneiro manipulando os bonecos confeccionados por Luciano Muniz
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa