Notícia no detalhe
Visitações ao monumento do Farol a partir de 15 de dezembro
As visitações ao monumento do farol, importante ferramenta de navegação marítima, principal símbolo histórico do Farol de São Tomé, serão retomadas no dia 15 de dezembro. O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Wainer Teixeira, com sua equipe, se reuniram nesta quarta-feira (25) no Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), em Niterói, com o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre Coelho Gomes, diretor do Centro, e os oficiais, para a formalização da parceria.
Segundo o presidente da Codemca, a abertura de visitação no local atende a uma solicitação feita pela prefeita Rosinha Garotinho à Marinha e visa valorizar este importante patrimônio histórico e cultural. “Existem muitas pessoas no município e na praia do Farol que não conhecem este atrativo. O objetivo é que este patrimônio seja conhecido e incorporado ao trade turístico do município”, informa.
A partir do dia 15, haverá visitação de grupos de 12 pessoas aos sábados, das 8h às 12h30. Haverá agendamento prévio e as visitas terão acompanhando dos oficiais da Marinha do Brasil, que também definirão os protocolos de segurança. “Antes de subir mais de 200 degraus para desfrutar da bela paisagem da praia campista, os visitantes receberão orientações sobre o monumento”, explica Wainer.
Da Marinha, também estavam presentes os capitães Gutemberg e Tiago Nicolay Freitas, além do assessor jurídico do CAMR, o primeiro tenente Aníbal Viegas. Já da Prefeitura de Campos, acompanharam o presidente da Codemca, a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Rosana Juncá, e a diretora de Turismo, Ana Néri Alvarenga.
- Fomos muito bem recebidos e estas conversas vêm evoluindo bem, desde o mês de março. Nós acreditamos muito no caráter educativo, cultural e de entretenimento desta visitação ao monumento do farol que, com certeza, será um ganho para o setor turístico, movimento a economia local. Temos que destacar que, tudo isso se deve à parceria com a Marinha e a sensibilidade da prefeita Rosinha, que vão contribuir para que a população conheça este importante monumento”.
Monumento histórico - O farol é uma obra do ano de 1882 projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Torre Eiffel, em Paris (1889). O Farol tem 45 metros de altura e 216 degraus. É feito de um ferro especial que resiste à ferrugem, razão pela qual ainda se encontra em tão bom estado de conservação, do contrário a maresia já o teria destruído. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 46 km).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles