Notícia no detalhe
Programa de Assistência Domiciliar atende cerca de 300 pacientes
O principal objetivo do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde é a desospitalização. O programa atende cerca de 300 pessoas em sua própria residência, pois não precisam, necessariamente, ficar internadas em hospitais. O intuito é humanizar o atendimento em saúde e interromper o ciclo de reinternações frequentes em pacientes com patologias crônicas.
Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, a equipe do Programa é composta por pediatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Portadores de doenças crônico-degenerativas com incapacidade física permanente ou provisória, ou portadores de doenças agudas que também levam à incapacidade física permanente ou provisória, são alguns dos pacientes assistidos.
Para ter acesso ao serviço, as pessoas devem apresentar um quadro clínico que não recomende internação hospitalar. O encaminhamento é sempre feito pelos profissionais das unidades de saúde. O familiar deve apresentar laudo médico e documentos na sede do programa, na Rua Voluntários da Pátria, 875, Centro.
O serviço de Home Care é uma das vertentes do PAD e é destinado aos pacientes graves, de alta complexidade, que necessitam de mais recursos, como aspiração mecânica. No entanto, os serviços não isentam a participação do familiar junto à equipe técnica, conforme critérios do Ministério da Saúde.
- O objetivo é promover a desospitalização, ofertando uma melhor alternativa assistencial; reduzir o número e o tempo de internações; reduzir a morbimortalidade, ao diminuir a exposição a infecções hospitalares; e otimizar leitos hospitalares. São pacientes restritos ao leito. Alguns cadeirantes, por exemplo, podem buscar atendimento ambulatorial nas UBS e hospitais, e não necessariamente necessitam dos serviços do PAD – explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















