Notícia no detalhe
Defesa Civil em curso de prevenção a risco geológico
A Defesa Civil de Campos conclui nesta sexta-feira (03) o curso Básico de Percepção de Risco Geológico, que acontece na Acic desde o último dia 30. Promovido pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM, órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia, o curso reúne representantes de 18 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, além de convidados de outras cidades e estados.
Na quinta-feira (2), pela manhã, os geólogos que ministram o curso, acompanhados da equipe da Defesa Civil, sob a coordenação do subsecretário major Edson Pessanha, visitaram os locais mais atingidos pelas últimas enchentes, como Três Vendas, áreas de Morro do Coco e trechos da BR 101 sentido Campos-Vitória, onde foram observados cortes nas camadas rochosas, que podem favorecer o deslizamento em época de chuva.
Equipes da Defesa Civil estão atualizando informações sobre ações em caso de desastres naturais e identificação de situações de risco entre outras. Todos os participantes receberam materiais didáticos e um guia com o qual a Defesa Civil pretende trabalhar junto à comunidade em breve. Para o subsecretário, o curso promove a integração de equipes de toda a região e permite um trabalho conjunto nos casos de calamidades e emergências.
“Criamos, há cerca de dois meses, o Conselho de Gestão de Defesa Civil, que tem o objetivo de unir todos os municípios na mesma intenção de minimizar os desastres na região. Já estamos atuando no sentido de apoiarmos uns aos outros e trabalharmos como um consórcio para, por exemplo, conseguirmos equipamentos com mais facilidade junto aos governos estadual e federal”, contou Pessanha.
Outra intenção do Conselho é buscar parceria com o Serviço Geológico do Brasil e com instituições como a Uenf, que têm em seus quadros profissionais de geologia, especialistas no estudo e morfologia das rochas e do solo. “A partir dessas iniciativas poderemos divulgar melhor os serviços junto às comunidades, que podem ajudar mantendo o equilíbrio do meio ambiente”, finalizou o major.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















