Notícia no detalhe
Defesa Civil em curso de prevenção a risco geológico
A Defesa Civil de Campos conclui nesta sexta-feira (03) o curso Básico de Percepção de Risco Geológico, que acontece na Acic desde o último dia 30. Promovido pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM, órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia, o curso reúne representantes de 18 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, além de convidados de outras cidades e estados.
Na quinta-feira (2), pela manhã, os geólogos que ministram o curso, acompanhados da equipe da Defesa Civil, sob a coordenação do subsecretário major Edson Pessanha, visitaram os locais mais atingidos pelas últimas enchentes, como Três Vendas, áreas de Morro do Coco e trechos da BR 101 sentido Campos-Vitória, onde foram observados cortes nas camadas rochosas, que podem favorecer o deslizamento em época de chuva.
Equipes da Defesa Civil estão atualizando informações sobre ações em caso de desastres naturais e identificação de situações de risco entre outras. Todos os participantes receberam materiais didáticos e um guia com o qual a Defesa Civil pretende trabalhar junto à comunidade em breve. Para o subsecretário, o curso promove a integração de equipes de toda a região e permite um trabalho conjunto nos casos de calamidades e emergências.
“Criamos, há cerca de dois meses, o Conselho de Gestão de Defesa Civil, que tem o objetivo de unir todos os municípios na mesma intenção de minimizar os desastres na região. Já estamos atuando no sentido de apoiarmos uns aos outros e trabalharmos como um consórcio para, por exemplo, conseguirmos equipamentos com mais facilidade junto aos governos estadual e federal”, contou Pessanha.
Outra intenção do Conselho é buscar parceria com o Serviço Geológico do Brasil e com instituições como a Uenf, que têm em seus quadros profissionais de geologia, especialistas no estudo e morfologia das rochas e do solo. “A partir dessas iniciativas poderemos divulgar melhor os serviços junto às comunidades, que podem ajudar mantendo o equilíbrio do meio ambiente”, finalizou o major.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 09:43:54 Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
- 02/05/2026 09:16:47 Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
- 02/05/2026 08:40:56 Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
- 02/05/2026 08:01:04 FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
Palácio da Cultura recebe evento especial em homenagem ao Dia das Mães
0205 09h16Campos marca presença no Workshop Índice da Mulher RJ
0205 08h40Educação com inscrições abertas para Curso de Gestão Escolar
0205 08h01FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
0105 19h04Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















