Notícia no detalhe
Ação da Defesa Civil leva água do Paraíba para o Canal Coqueiros
A Secretaria de Defesa Civil, em atendimento aos produtores rurais da Baixada Campista, que reclamam perdas no campo por causa da falta de água para o gado e para asseguar umidade para as áreas de plantações, adotou providências e já faz o bombeamento de água do Rio Paraíba do Sul para o Canal Coqueiros. As intervenções no rio e no canal, com uso de balsa, retroescavadeira e draga de linha, tiveram início na semana passada e a água começou a ser bombeada nesta quarta-feira (1º).
O secretário de Defesa Civil, Marco Antônio Soares, ressalta a importância das medidas, que foram determinadas pelo Prefeito Nelson Nahim. Ele destaca que devido à estiagem prolongada, o nível das águas do Rio Paraíba do Sul, da Lagoa Feia, e, por consequência, dos canais, estão em baixa, o que faz baixar o lençol freático em todas as terras férteis do município.
Segundo Marco Soares, o quadro é realmente preocupante e, ao receber ofício do Sindicato Rural, expondo os prejuízos dos produtores e o pedido de ajuda, no sentido de fazer chegar água nos canais, a situação foi comunicada ao prefeito. “O prefeito logo demonstrou sensibilidade com as questões que afetam as comunidades rurais e autorizou a contratação de máquinas para realizar as intervenções”.
- Precisamos colocar um balsa no Rio Paraíba do Sul e conduzí-la até uma rampa na altura do bairro Matadouro, onde colocamos sobre ela uma retroescavadeira, que foi empurrada na água rasa do rio até as proximidades da comporta que está acima do nível do Rio, que se encontra muito baixo. Escavamos uma canaleta para trazer água da parte central do rio até a margem, na base da comporta sob os dutos de aspiração das bombas, que precisaram ser reparadas, e os motores também. Para este trabalho contamos com apoio técnico da Coagro, que reparou bombas e os seus motorres elétricos", relatou Marco soares.
Marco Soares adianta que a meta é que a água bombeada no Coqueiros cheque ainda nesta semana em várias localidades da Baixada, conforme entendimento com o Inea que, no momento, faz a limpeza da vegetação do Subsistema do São Bento, entre os canais São Bento e Coqueiros para, a partir do ano que vem, realizar os serviços de dragagem.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 19:01:42 Educação conquista prêmios na FECTI/RJ e vai representar o estado na Feira Nacional
- 15/12/2025 18:33:10 Agricultura faz chamamento de agricultores e instituições para o Cesta Verde
- 15/12/2025 17:36:16 Ações solidárias levam alegria a pediatria do Hospital Ferreira Machado
- 15/12/2025 17:05:07 Entrega do Prêmio Alberto Lamego acontecerá nesta terça-feira no Teatro de Bolso
- 15/12/2025 16:59:09 Qualificação e Emprego realiza processo seletivo nesta terça-feira
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















