Notícia no detalhe
Procon alerta para o superendividamento das famílias
A Superintendência do Procon/Campos recebe, diariamente, em sua sede e também nos canais de relacionamento uma grande demanda de reclamações de consumidores que não estão conseguindo honrar seus compromissos nas datas convencionadas. O órgão de Defesa do Consumidor alerta que este não é apenas um problema dos campistas, mas sim, que aflige todos os cidadãos brasileiros, de todas as classes sociais. No dia 28, Dia do Servidor Público Municipal, às 10h, dentro da programação do Mês do Servidor, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Contratos em parceria com o Procon, uma palestra será realizada sobre o tema no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura.
De acordo com a superintendente do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o órgão não se atém apenas a um atendimento, mas ao tratamento do problema financeiro que o consumidor está passando, que compreende análise da situação econômica, palestras de orientação financeira, cartilhas de receita/despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores.
Ela ressalta, ainda, que a oferta maciça de crédito pode ser boa, mas deve ser observada com cuidado pelos consumidores. “Nada mais justo do que uma relação de consumo sadia, onde ambas as partes sabem dos riscos e vantagens que ela pode acarretar. O crédito possibilita a aquisição de alguns ítens que não podem ser comprados à vista e isto é bom para os consumidores e, no lado empresarial, aumenta a oferta de empregos e a geração de renda”, destaca Rosangela Tavares.
Entre as causas do superendividamento, estão o crédito fácil; abuso de crédito; a propaganda enganosa e abusiva; falta de informação; realização de empréstimos a juros altos para saldar outras dívidas; bem como os imprevistos da vida, como desemprego, diminuição de renda, morte ou doença na família, divórcio, separação, acidentes, redução de carga horária ou de salário, nascimento de filhos, volta de filhos para a casa dos pais, entre outros.
- Esses são problemas comuns a todos os cidadãos e devem ser enfrentados com determinação. É um mal que atinge jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, enfim, todo cidadão que, por qualquer motivo, tem a maior parte de sua renda comprometida por dívidas vencidas ou a vencer com bancos, cartões de crédito, financeiras e empresas de varejo. Nosso objetivo é o de evitar que essas dívidas se tornem impagáveis -, finaliza Rosangela Tavares.
Os técnicos do Procon/Campos recomendam comprometer apenas 30% da renda familiar com dívidas de financiamentos e compras parceladas, que incluem prestação de imóveis, automóveis, crediários, etc. Já que a maior parte dos rendimentos dos assalariados é usada para os custeios das despesas rotineiras de subsistência e, se houver sobra, é aconselhável a abertura de uma conta poupança para aquisição de bens ou para questões emergenciais.
Leia mais aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















