Notícia no detalhe
UBS Ribeiro do Amaro promove Dia D do Outubro Rosa
A programação da Campanha Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde prossegue ao longo deste mês. Nesta quinta-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ribeiro do Amaro realizou o Dia D contra o câncer de mama, promovendo um momento de interação entre as mulheres da comunidade. O evento contou com aulas de dança, palestras educativas, depoimentos de pacientes diagnosticadas com a doença, orientações sobre sintomas, causas e tratamento, entre outras ações.
A ação contou com palestras das enfermeiras da unidade, Lívia Torres e Fernanda Alencar; da oncologista do Oncobeda, Bárbara Sodré; e da assistente social do Oncobeda, Fabíola Sasso. Outras unidades de saúde também estão fazendo seu Dia D, como Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), UBSF Santa Cruz, UBSF Dores de Macabu, UBSF Conselheiro Josino e UBSF Saturnino Braga.
Outras ações - Uma vasta programação foi preparada pela Secretaria com o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, a fim de evitar óbitos. Durante todo o mês, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, diferentes ações estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade. A campanha aborda, ainda, a prevenção de outros tipos de câncer como o de colo de útero.
A abertura aconteceu em 3 de outubro, com o Dia D de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). Houve mutirão de exames preventivos nas unidades Básicas de Saúde (UBS), e encaminhamentos para exames de mamografia. Ao longo do mês, estão sendo ofertados 3.200 preventivos (papanicolau), e cerca de 1.700 mamografias. O Hospital Geral de Guarus (HGG) também está promovendo mutirões de mamografias nos finais de semana.
- Para fechar o mês de mobilização com chave de outro, faremos uma Caminhada no Centro da cidade, no dia 30 de outubro, às 16h, a fim de orientar e sensibilizar a população alvo quanto à prevenção. Convidaremos diversas entidades para participarem conosco - afirmou Doutor Chicão.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















