Notícia no detalhe
Estratégia Saúde da Família faz a diferença em casa ou na UBSF
Há dois anos era somente uma equipe, mas o tempo passou e, agora, a Estratégia Saúde da Família (ESF) já conta com 26. Até o final do ano, a previsão é que sejam 46 equipes. O atendimento, dependendo do quadro, é em domicílio ou nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). No caso da hipertensa Aldinéia Coutinho, 67 anos, a equipe esteve na casa dela e atendeu também sua filha, Leniura Florinda, 36, grávida há três meses.
- Na primeira vez que o médico esteve na minha casa, foi uma surpresa. Nunca pensei em ter um atendimento médico dentro da minha própria casa. Eles sempre estão preocupados - disse dona Aldinéia, que também é diabética.
É assim que trabalham as 26 equipes da Estratégia Saúde da Família, ou seja, quando o paciente deixa de ir às consultas na UBSF, o agente de saúde vai até à residência dele saber o que aconteceu.
O agente comunitário de saúde também é o responsável por fazer um mapeamento da área onde está instalada a unidade e levar cada caso a equipe. “Na verdade, procuramos desenvolver um trabalho de prevenção. Procuramos facilitar o acesso do usuário ao atendimento médico. Dependendo do quadro clínico do paciente, o posto vai até sua casa atender”, diz o subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel.
O ESF garante às famílias assistência médica e odontológica, vacinação, medicamentos, exames, além de fazer encaminhamento para especialistas, quando necessário. Estima-se que cada equipe atenda de 1 mil a 1.500 famílias. São 10 médicos cubanos do Programa Mais Médico. Além deles, o Ministério da Saúde, através do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), enviou mais 16 médicos que, juntamente com os cubanos, integram as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF).
As unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) estão situadas em 26 pontos de Campos. Na sede, no Parque Aldeia, Terra Prometida, na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo e no Parque Prazeres, onde duas equipes atuam no atendimento à população. No interior, o ESF está em Dores de Macabu, Quilombo, Ponta da Lama, Pernambuca, Lagoa de Cima, Conceição do Imbé, Morangaba, Santa Cruz, Saturnino Braga, São Martinho, Três Vendas e Lagamar, no Farol de São Tomé, onde duas equipes realizam os atendimentos. Também, o PSE abrange Conselheiro Josino, Ribeiro de Amaro, Vila Nova, Murundu e Venda Nova.
- Só em receber uma equipe médica em casa é maravilhoso; traz uma tranquilidade muito grande -, diz a dona de casa Leniura Florinda, 36 anos, grávida há três meses e mãe de mais três crianças. Lá, é atendida pela equipe do Parque Aldeia. Outra ação do ESF é nas escolas da rede pública municipal de ensino, também para levantar demandas.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa