Notícia no detalhe
Sociedade Civil participa da 2ª Conferência Municipal de Saúde Bucal
“Discutir um modelo de odontologia na saúde pública com as entidades da sociedade civil organizada, nos termos da Lei 8142/90, que preconiza a realização de Conferência de Odontologia, com ênfase na participação social, mas focada na otimização dos recursos, levando em conta a alta capacitação do nosso corpo técnico. O objetivo é definir caminhos para facilitar o acesso à odontologia com melhores resultados”. É com base nessa premissa, apresentada pelo coordenador do Departamento de Odontologia, Ivan Machado, que a Prefeitura de Campos vai realizar a 2ª Conferência Municipal de Saúde Bucal, a partir das 8h, do dia 27 deste mês, na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), no Parque Corrientes. Campos é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro a realizar esta conferência.
A 2ª Conferência Municipal de Saúde Bucal terá como tema “Saúde Bucal de Qualidade – acesso e cidadania”. Um dos palestrantes será o professor Luiz Hubner, da Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Saúde Coletiva. Para definir detalhes do evento e consolidar a participação das entidades da sociedade civil, Ivan Machado se reuniu esta semana com os dentistas, Claudiomar de Souza Alves e Maurício Gomes, delegado do estado do Rio para Conferência Nacional de Saúde Bucal, que acontece em dezembro, em Brasília.
Ao final da reunião foi anunciado que a sociedade civil terá representatividade da ordem de 50% no evento: os profissionais da saúde bucal 25% e a participação de entidades na área da odontologia 25%, representadas pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia/Campos); CRO (Conselho Regional de Odontologia); CFO (Conselho Federal de Odontologia; ABR (Associação Brasileira de Radiologia); e Uniflu (Centro Universitário Fluminense), que terá representatividade com a participação de professores e acadêmicos da Faculdade de Odontologia de Campos.
- Campos dá exemplo por ser a única cidade no Estado do Rio a realizar uma Conferência Municipal de Saúde Bucal, em alto nível, discutindo abertamente com a sociedade civil a odontologia que a população quer. Existe na saúde pública uma estrutura bem qualificada de recursos humanos e isso é um grande passo. Por isso, é uma demonstração de gestão transparente mostrar o que o poder público tem hoje e receber sugestões para traçar as diretrizes e obter avanços na odontologia com melhores resultados no futuro próximo. E é neste sentido que estão sendo mobilizadas as entidades de classe para palestras e grupos temáticos, com a Associação Brasileira de Odontologia, o Conselho Federal de Odontologia, a Faculdade de Odontologia, a Universidade Federal Fluminense, o Conselho Regional de Odontologia e outras entidades, para debatermos o direito à saúde bucal, a garantia de acesso e atenção de qualidade e a participação social, com valorização do trabalho e educação em saúde. Debateremos também financiamento do SUS e a relação público-privada, para que a saúde pública possa evoluir com excelência de qualidade, conforme é a proposta do governo municipal - declarou Claudiomar de Souza Alves, especialista em Odontologia Coletiva e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa