Notícia no detalhe
Ronda Escolar desenvolve projeto sobre valores com alunos da rede municipal
A partir desta segunda-feira (05), o Grupamento de Ronda Escolar, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (FCM) desde 2009, iniciou um novo projeto, intitulado “Divertindo e Praticando: Convivência sem Violência”. Através de contação de histórias, com os simpáticos bonequinhos “Tipo” e “Belinha”, os guardas mostram o comportamento adequado na vida em sociedade. De manhã, no auditório da Guarda, assistiram à peça alunos das escolas municipais Presidente Castelo Branco, na Pecuária, e Senador José Carlos Pereira Pinto, em Nova Brasília. A partir das 14h30, irão alunos das escolas Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré, e Walter Siqueira, no Parque Julião Nogueira.
Antes da apresentação dos fantoches, é exibido um desenho animado sobre trânsito, que mostra Tipo indo para a escola. No filme, que traz para o cotidiano infantil a peça “O atraso de Tipo”, mostra o comportamento adequado na vida em sociedade. A interação é feita com abordagem do tema por uma das palestrantes, Silvana Peixoto.
- O projeto conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, que providenciou kits para os alunos, além de distribuição de lanche oferecidos por patrocinadores -, disse Silvana.
O coordenador do GRE, Eneci Paulo, confirma que a intenção com mais esta iniciativa ligada às unidades escolares da rede municipal, é de agregar conhecimentos de conduta e valores, permitindo que esse aluno venha a se transformar, com os novos conhecimentos e orientações, num “multiplicador” entre colegas, amigos e familiares.
- Iremos cumprir um cronograma entre os dias 5 e 9 de outubro, a fim de atender com este projeto 600 crianças nas atividades que serão realizadas no auditório da sede da GCM. Dessa forma, conseguiremos envolver um número maior de crianças, sem deixar de lado o universo estudantil que já conta com o Ronda Escolar e que são alunos na faixa dos 12 aos 18 anos, ressaltou Eneci.
Brincando com coisa séria - O “Divertindo e Praticando: Convivência sem Violência” usará, em sala de aula, todo o lado lúdico da contação de estórias por meio de uma dramatização com fantoches, que virá após a exibição de um filme. No filme, que traz para o cotidiano infantil a peça “O atraso de Tipo”, mostra o comportamento adequado na vida em sociedade. A interação é feita com abordagem do tema por uma das palestrantes, Silvana Peixoto: “Vamos contar também com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes que providenciará kits para os alunos, além de distribuição de lanche oferecidos por patrocinadores”, disse Silvana.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2025 22:37:21 Casais selam a união em mais uma edição do Casamento Comunitário
- 22/12/2025 17:20:18 Publicado resultado final do Processo de Eleição de Gestores de escolas e creches
- 22/12/2025 17:00:01 Abrigo Manoel Cartucho celebra Natal com almoço especial
- 22/12/2025 15:36:30 Natal Social com muita diversão e magia natalina na Cidade da Criança
- 22/12/2025 14:58:45 Prefeitura vai inaugurar a primeira etapa da Orla de Guarus nesta terça-feira
Casais selam a união em mais uma edição do Casamento Comunitário
2212 17h20Publicado resultado final do Processo de Eleição de Gestores de escolas e creches
2212 17h00Abrigo Manoel Cartucho celebra Natal com almoço especial
2212 15h36Natal Social com muita diversão e magia natalina na Cidade da Criança
2212 14h58Prefeitura vai inaugurar a primeira etapa da Orla de Guarus nesta terça-feira
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















