Notícia no detalhe
Gestora do Degase participa de Café com o Creas
A gestora da Assessoria às Medidas Socioeducativas e ao Egresso do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ), Nina Silva, palestrou na manhã desta terça-feira (31), durante o Café com o Creas, para dezenas de profissionais da rede socioassistencial e membros de vários conselhos sociais de Campos, que trabalham com atendimento a adolescentes em conflito com a lei.
Nina destacou a importância da cooperação técnica entre estados e municípios para a implementação de ações e projetos de caráter sócioeducativo: “Cabe aos Estados prestar a assistência técnica aos municípios, de forma que possam desenvolver ações que promovam a reinserção dos adolescentes na sociedade. No momento, temos apenas 65 municípios do Rio em acordo de cooperação com o Degase e Campos é um deles. O atendimento aos adolescentes que passam por medidas de meio aberto (não abrigados) deve ser municipalizado, para fortalecer o contato desses jovens com a família e a comunidade”.
A coordenadora geral do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Maria José Mendonça, lembrou que o tema do encontro, que acontece mensalmente, foi “Fortalecendo as redes socioassistenciais”. Ela destacou a ação de instituições como o Profissionalizart e o Instituto de Excelência Valentim, que atendem a menores em cumprimento de medidas sócio-educativas, encaminhados pelo próprio Creas ou pela Justiça.
- A violência contra a criança e o adolescente ainda é muito grande em Campos, com índices iguais aos de Macaé. No Creas, temos mais de 60 adolescentes em conflito com a lei, que são direcionados para programas capazes de promover de fato a inserção social deles - , contou a pedagoga do Creas, Alessandra Crespo.
Apresentação – Alunos do Instituto de Excelência Valentim apresentaram número de música e dança e fizeram um bolo para o evento. “Temos uma ótima parceira com o Creas, através de nosso Projeto de Trabalho e Proteção ao Adolescente (PTPA), projeto de média e alta complexidade, que tem aulas diversas, como no nosso laboratório de informática, que é nosso carro-chefe com o programa de inclusão digital, grupo de violão, padaria e confeitagem, cursos que vêm ajudando na reinserção de diversos adolescentes de Campos”, explicou a diretora do instituto, Maria Sônia Valentim.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















