Notícia no detalhe
Saúde vai implantar Programa de Vigilância do Câncer
A Secretaria Municipal de Saúde dará início, no próximo mês, a um levantamento dos pacientes do município com algum tipo de câncer. Trata-se de um prontuário eletrônico, que visa mapear a doença na cidade, a fim de desenvolver políticas públicas mais específicas para o tratamento do paciente oncológico.
De acordo com o superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury, o prontuário vai servir de subsídio para a criação do Programa de Vigilância do Câncer (PVC), previsto para ser implantado nos próximos meses. O levantamento será feito com base em dados de biópsias realizadas nos principais hospitais e em histopatologia, um tipo de exame realizado em fragmentos de tecido ou peças cirúrgicas retiradas do paciente vivo.
O programa vai atuar de forma conjugada a outros programas da secretaria, como o de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), com o objetivo de oferecer um atendimento multiprofissional. “O trabalho acontecerá em parceria com os hospitais da cidade e os laboratórios que realizam histopatologias. O PVC funcionará na Superintendência de Saúde Coletiva, na Secretaria de Saúde, e vai monitorar pacientes com qualquer tipo de câncer, em qualquer faixa etária e sexo”, explicou Charbell.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, os tipos de câncer mais frequentes em Campos são, na ordem, os de pele, pulmão, mama e colo, ocupando os dois últimos a mesma posição no ranking. “Estima-se que haja cerca de 5 mil pacientes com câncer em Campos, todos com alguma forma de tratamento. Queremos oferecer um tratamento mais apurado e, com isso, melhores condições de vida aos pacientes da nossa cidade”, disse o secretário.
O mastologista e coordenador da Oncologia do município, Israel Alecrim, afirmou que o programa vai contar diversos profissionais como enfermeira, mastologista, oncoginecologista, urologista, oncologista geral, proctologista e cirurgião torácico. “Não tínhamos informações dos casos de câncer em Campos e, com isso, não era possível alocar recursos do Ministério da Saúde para tratamento. Agora, se precisarmos de dados, teremos as informações em tempo real”, concluiu o médico.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa