Notícia no detalhe
Centro de Infertilidade ministrará capacitação em reprodução humana
A cidade de Campos tem um centro médico avançado para curso de capacitação profissional de médicos e biólogos em Reprodução Humana e ultrassonografia 3D/4D. O curso passará a ser ministrado no Centro de Infertilidade e Medicina Fetal (CIMF) e no Hospital Escola Álvaro Alvim a partir deste ano, após o Centro acumular nove anos de resultados e avanços positivos nos procedimentos avançados de reprodução humana.
De acordo com o coordenador do CIMF, o médico especialista em Reprodução Humana, Francisco Augusto Colucci, o método usado na clínica é mais simples, mais natural, mais barato e com resultados idênticos ao tratamento convencional (ICSI), trazendo de volta à mulher a função participativa no processo reprodutivo.
Segundo ele, o novo método visa à humanização dos tratamentos com a reprodução assistida, pois a fertilização ocorre no próprio corpo da mulher, que retorna três dias após para que os pré-embriões sejam retirados e implantados no útero. Este projeto faz parte de um estudo em vigência em vários países onde o CIMF representa o Brasil.
Além de evitar problemas futuros na mulher, como Síndrome do Hiperestímulo no Ovário, que pode levar ao óbito, o método usado na clínica é mais econômico, girando em torno de R$ 5 mil ou R$ 6 mil a menos por pessoa, somente em remédios.
- O CIMF foi o primeiro no Brasil a realizar este método. O tratamento acontece por estímulo natural ou moderado, usando quantidades menores de medicamento e de hormônios de fertilidade, inferiores às usadas em fertilização in vitro (FIV) tradicional, com inseminação intravaginal de esperma e óvulos. Os óvulos da mulher são combinados com o esperma na fertilização in vitro humanizada (INVO), um pequeno dispositivo, que depois é lacrado e colocado na cavidade vaginal da mulher para inseminar durante três dias. Com isso, menos embriões são gerados, evitando o congelamento - pontuou.
Colucci explicou que todos os procedimentos realizados e as inscrições de pacientes no programa são notificados ao governo federal e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prestação de contas no Sistema de Controle Nacional.
No Brasil há cerca de 200 clínicas de Reprodução Assistida, sendo 12 no estado do Rio de Janeiro. No entanto, o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal (CIMF) foi o primeiro a ter a regulamentação da Anvisa no estado e o terceiro no Brasil.
Atualmente, apenas seis clínicas doestado têm a certificação do Ministério da Saúde. Segundo o coordenador do CIMF, Francisco Augusto Colucci, especialistas de diferentes países e cidades brasileiras e casais com dificuldades para ter filhos buscam diariamente o CIMF, almejando informações a respeito do modelo municipal do tratamento, referência inclusive para os países europeus.
Casais de várias cidades do país, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Espírito Santo procuram o Centro de Campos a fim de obter detalhes e participar do programa. Atualmente, os problemas entre homens e mulheres na tentativa de ter filhos se igualaram, diferente de 2010, onde os problemas eram concentrados na mulher.
- Para os pacientes de outros municípios, que não têm condições financeiras para custear o tratamento, nós os orientamos que procurem a Secretaria de Saúde da sua cidade, pois esta irá entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Campos, que possui um programa específico, solicitando que inclua o paciente no tratamento gratuitamente - conclui o médico Francisco Colucci.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/02/2026 18:57:35 Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
- 24/02/2026 18:32:46 Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
- 24/02/2026 17:47:46 Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
- 24/02/2026 17:39:26 Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
- 24/02/2026 17:14:29 Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2402 18h32Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
2402 17h47Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
2402 17h39Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
2402 17h14Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça






















