Notícia no detalhe
Saúde realiza ação de combate ao tabagismo
O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde está realizando, nesta segunda-feira (30), ação de orientação e prevenção na Praça São Salvador, no Centro. O objetivo é alertar a população quanto aos males do cigarro e ajudar os fumantes a abandonarem o vício. A ação integra a programação da prefeitura para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado em 29 de agosto.
As atividades tiveram início às 8h e prosseguem até às 17h, com distribuição de placas de sinalização para o comércio, panfletos informativos, palestras e cadastramento de novos pacientes no programa, como a dona de casa Maria das Dores Brito, fumante há 40 anos, que sonha abandonar o vício.
Ela vai receber tratamento gratuito durante um ano, com ajuda de medicamento à base de gomas e adesivos, atividade física, através de parceria com a Fundação Municipal de Esportes, terapia cognitiva e comportamental. “Há muitos anos, tento deixar o cigarro. Já tentei de tudo, mas não consigo fazer isso sozinha. Só a força de vontade não basta. Tenho problemas de coração e preciso muito de ajuda”, explicou.
Enquanto os adultos recebem orientação, animadores culturais da Secretaria de Educação entretêm a criançada com pintura no rosto e informações para os adolescentes. Profissionais do Programa de Prevenção à Hipertensão e diabetes (Hiperdia) e do Centro Dia oferecem aferição da pressão arterial e da glicose. A previsão é cadastrar, somente durante a ação de hoje, cerca de 300 pessoas para iniciarem o tratamento.
Outros 267 fumantes já recebem ajuda da secretaria, de acordo com a coordenadora do Programa, Carla Damasceno. “Na última sexta-feira (27), realizamos a formatura de 15 ex-fumantes. A partir do próximo ano, o Ministério da Saúde vai enviar pastilhas de nicotina para auxiliar o tratamento”, afirmou. Dona Arlete Paes, 63 anos, queria conhecer os males provocados pelo cigarro e descobriu que estava com a glicose alterada e que pode estar com diabetes. “Estava passando por aqui e decidi verificar minha glicose, que estava alta. O enfermeiro me orientou a procurar um posto de saúde. Ainda bem que eles estavam aqui. Jamais podia imaginar isso”, lamentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 11:45:26 Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
- 18/07/2025 10:26:45 Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
1807 10h26Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
1807 09h47“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda