Notícia no detalhe
5º Encontro para o ensino de xadrez pelo Projeto Fábrica de Matemática
O 5º encontro do Projeto “Fábrica de Matemática” reuniu professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para a capacitação “O ensino de xadrez”, realizado nesta quarta-feira (16), no Instituto Federal Fluminense (IFF). A formação foi destinada aos professores de matemática e profissionais de ensino das 14 escolas municipais contempladas com os laboratórios de matemática, resultado de uma parceria entre o IFF e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A oficina teve como palestrante o professor Cristiano da Silveira Colombo, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Cachoeiro de Itapemirim, que desenvolve o ensino de xadrez nas várias disciplinas da unidade. “O xadrez é apenas uma ferramenta para auxiliar as atividades matemáticas, mas o mais importante na sala de aula é o professor, que irá conduzir tais atividades”, ressalta o palestrante.
Além de ceder os kits com cerca de 500 itens para compor os laboratórios de matemática nas escolas que aderiram ao projeto, o IFF é responsável pela formação dos profissionais, para utilização desses materiais. “A meta é capacitar o professor, a fim de atrair os alunos para o xadrez, mesmo considerado um jogo complexo. Para isso, o Cristiano deu um passo a passo, sugerindo primeiramente apresentar o movimento das peças. Depois, dar sequencia ao jogo”, explica a diretora acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino do IFF, Ana Mary Barreto.
A professora Ana Lúcia Tavares, gerente de Projetos Especiais da Smece, que abriga a “Fábrica de Matemática”, tem participado de todas as capacitações. Além de incentivar os professores, ela admite que está aprendendo muito com as oficinas. “Temos que estimular os professores a serem multiplicadores do ensino de xadrez nas unidades escolares e contribuir para formação de novos professores”, declara.
A oficina também contou com a participação da coordenadora de Licenciatura em Matemática, Mônica Souto, do IFF. O projeto vai oferecer mais uma capacitação em outubro, com o tema “Discos de Frações e Tangram”, e encerramento com a Mostra Pedagógica, em 25 de novembro. Nessa ocasião, as escolas vão mostrar as atividades desenvolvidas com os alunos, uma forma de receber os kits de forma permanente.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado