Notícia no detalhe
5º Encontro para o ensino de xadrez pelo Projeto Fábrica de Matemática
O 5º encontro do Projeto “Fábrica de Matemática” reuniu professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino para a capacitação “O ensino de xadrez”, realizado nesta quarta-feira (16), no Instituto Federal Fluminense (IFF). A formação foi destinada aos professores de matemática e profissionais de ensino das 14 escolas municipais contempladas com os laboratórios de matemática, resultado de uma parceria entre o IFF e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A oficina teve como palestrante o professor Cristiano da Silveira Colombo, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Cachoeiro de Itapemirim, que desenvolve o ensino de xadrez nas várias disciplinas da unidade. “O xadrez é apenas uma ferramenta para auxiliar as atividades matemáticas, mas o mais importante na sala de aula é o professor, que irá conduzir tais atividades”, ressalta o palestrante.
Além de ceder os kits com cerca de 500 itens para compor os laboratórios de matemática nas escolas que aderiram ao projeto, o IFF é responsável pela formação dos profissionais, para utilização desses materiais. “A meta é capacitar o professor, a fim de atrair os alunos para o xadrez, mesmo considerado um jogo complexo. Para isso, o Cristiano deu um passo a passo, sugerindo primeiramente apresentar o movimento das peças. Depois, dar sequencia ao jogo”, explica a diretora acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino do IFF, Ana Mary Barreto.
A professora Ana Lúcia Tavares, gerente de Projetos Especiais da Smece, que abriga a “Fábrica de Matemática”, tem participado de todas as capacitações. Além de incentivar os professores, ela admite que está aprendendo muito com as oficinas. “Temos que estimular os professores a serem multiplicadores do ensino de xadrez nas unidades escolares e contribuir para formação de novos professores”, declara.
A oficina também contou com a participação da coordenadora de Licenciatura em Matemática, Mônica Souto, do IFF. O projeto vai oferecer mais uma capacitação em outubro, com o tema “Discos de Frações e Tangram”, e encerramento com a Mostra Pedagógica, em 25 de novembro. Nessa ocasião, as escolas vão mostrar as atividades desenvolvidas com os alunos, uma forma de receber os kits de forma permanente.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/08/2025 18:34:17 Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
- 21/08/2025 18:10:40 Prefeito em exercício promove reuniões de alinhamento de gestão
- 21/08/2025 17:50:03 Campos sedia Encontro Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
- 21/08/2025 17:00:18 Mateus Solano apresenta “O Figurante” sábado e domingo no Teatro Trianon
- 21/08/2025 16:21:09 FMIJ informa mudança de endereço de dois Conselhos Tutelares
Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
2108 18h10Prefeito em exercício promove reuniões de alinhamento de gestão
2108 17h50Campos sedia Encontro Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
2108 17h00Mateus Solano apresenta “O Figurante” sábado e domingo no Teatro Trianon
2108 16h21FMIJ informa mudança de endereço de dois Conselhos Tutelares
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia