Notícia no detalhe
Tratamento para Fumantes na Praça São Salvador nesta segunda
A Secretaria de Saúde de Campos, através do Programa de Controle de Tabagismo, tem programação especial nesta segunda-feira (30) como parte das ações pelo Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado na data de 29 de agosto. As atividades foram iniciadas às 8h e vão até às 17h com profissionais do programa que cuida dos fumantes interessados em deixar o tabagismo. Como parte da programação, o Programa de Controle de Tabagismo formou na noite desta sexta-feira (27) a primeira turma do Programa que tem por objetivo proporcionar gratuitamente tratamento contra o Tabagismo (vício do cigarro).
A solenidade, que reuniu profissionais da Secretaria de Saúde, 15 ex-fumantes e seus familiares e, ainda, profissionais da Fundação Municipal de Esportes, foi realizada no auditório da Sociedade Fluminense de Cirurgia e Cirurgia. O presidente da Fundação, Magno Prisco, representou o Prefeito Nelson Nahim e cumprimentou os formandos, incentivando-os na prática das atividades esportivas, que integraram o curso, na sede da Fundação, na antiga AABB.
- Este tratamento, em forma de curso, é muito interessante porque cuida da saúde como um todo, auxiliando os fumantes a deixar o tabagismo e a iniciar um novo hábito, que é a prática de esportes. Nas dependências da Fundação de Esportes, eles praticam várias modalidades de esportes e outras atividades físicas para exercitar o aparelho respiratório. Não visamos apenas a formação de atletas, mas atuamos em três vertentes: descobrimento de talentos e incentivo para o esporte; homenagem aos ex-atletas; e qualidade de vida - destacou Magno Prisco, Maguinho.
Nova turma - Um nova turma, com 267 fumantes, já está fazendo o segundo curso para tratamento. De acordo com a enfermeira, Carla Damasceno, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, o tratamento dura um ano e compreende o uso de medicamento e terapia cognitiva e comportamental. “O fumante que busca atendimento contra o tabagismo recebe tratamento que consiste no uso de medicamento e terapia, associada com atividade física. A atividade física é realizada na Fundação de Esportes com os profissionais da Educação Física, tendo em vista que algumas pessoas temem começar a engordar assim que iniciar o tratamento e parar de fumar. Daí que associamos ao uso do medicamento e da terapia cognitiva e comportamental, a aplicação da atividade física”, enfatizou Carla Damasceno.
Ação contra o tabagismo – De acordo com Carla Damasceno, nesta segunda (30) equipes multidisciplinares da Secretaria de Saúde, da Fundação de Esportes e da Secretaria de Educação vão estar na praça fazendo um trabalho de conscientização contra os males do tabagismo e, ao mesmo tempo, incentivando fumantes a buscar o tratamento contra o vício. “Teremos enfermeiras, professores de educação física, com dicas de exercícios; e os profissionais do Caps Ari Viana; do Programa Hiperdia, fazendo medição da pressão arterial, e outras atividades”, informou Carla, coordenadora do programa.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 11:45:26 Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
- 18/07/2025 10:26:45 Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
1807 10h26Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
1807 09h47“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda