Notícia no detalhe
Centro Histórico: empresários e secretarias reunidas para desenvolver projeto
Uma nova reunião realizada nesta quinta-feira (10), na Superintendência de Paz e Defesa Social (SMPDS), com representantes de vários órgãos públicos e da sociedade civil organizada, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), da Secretaria de Paz, marca mais uma etapa do debate sobre a revitalização cultural do Centro Histórico de Campos.
A proposta foi levada pela Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) para a Secretaria de Paz e Defesa Social, que iniciou a elaboração de normas para o desenvolvimento do projeto, com a participação da Codemca, Superintendência de Posturas e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Após alguns encontros, estabeleceu-se a criação de um corredor cultural no Boulevard Francisco de Paula Carneiro. Nesse espaço, poderão ser abertos bares e restaurantes, a partir de uma padronização estabelecida pelo município, com o objetivo de gerar emprego e movimentar a área.
- Diferentes órgãos municipais avaliaram a proposta trazida pela Carjopa e adequaram para que a revitalização cultural não permita nenhum dado ao patrimônio na região. A abertura dos bares estará condicionada ao término das atividades comerciais, com a padronização das mesas e do espaço a ser ocupado no calçadão. Estamos, assim, buscando dar continuidade ao projeto que visa dar maior e melhor utilização ao Centro da cidade. - disse a chefe do Gabinete de Gestão Integrada, da Secretaria de Paz e Defesa Social, Suellen André.
A proposta visa também gerar mais emprego e garantir uma movimentação constante na área, com o objetivo de transformar o local em ponto de encontro da população campista no período noturno e nos finais de semana. Diferentes ações estão sendo pensadas para que a proposta dê certo e possa, num futuro próximo, ser expandida para outras áreas do centro da cidade. Questões relacionadas à segurança e a estacionamentos disponibilizados aos frequentadores estão sendo avaliadas pela equipe.
Participaram da reunião, representantes da Guarda Civil Municipal, do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Superintendência de Postura, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e Coppam; representantes da Carjopa e o arquiteto Cláudio Valadares, autor do projeto.
- O projeto original do Centro Histórico já previa a realização de um trabalho como este, de implantação de uma área de lazer, entretenimento, cultura e comércio, que estamos avaliando agora - declarou Valadares.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda