Notícia no detalhe
Nutricionistas dão dicas nas escolas para prevenir obesidade infantil
Visando estender a qualidade da alimentação das crianças na rede municipal de ensino para a rotina em suas casas, a Diretoria de Nutrição Escolar tem promovido palestras nas unidades escolares desde 22 de junho, com programação até 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Nesta segunda-feira (31), também celebrado o Dia do Nutricionista, a equipe de profissionais reuniu os pais de alunos da Creche Escola José Cândido de Carvalho, em Saturnino Braga.
As nutricionistas Janymara Rodrigues Toso e Fabíola Teixeira Azevedo realizaram a palestra com o tema “Comida de verdade: no campo e na cidade”, mostrando a importância de uma alimentação equilibrada, com redução de frituras e industrializados. Foi exibido o vídeo “Muito além do peso”, abordando a influência da má alimentação na obesidade infantil.
- Elaboramos cardápios nas unidades que incluem frutas, verduras, grãos e receitas sem frituras. A ideia é que a necessidade dessa alimentação seja compreendida pelos pais e seguida em casa, já que muitas crianças são diagnosticadas com doenças antes só de adultos, como colesterol alto, diabetes, entre outras – completa Fabíola.
O projeto tem sido desenvolvido em parceria com a Faculdade Redentor, que oferece o Curso de Nutrição. As acadêmicas Hariellen Alves e Lohayne Leslie participaram do evento. Na mesa, foram expostos alimentos que devem ser evitados e os que devem ser consumidos com maior frequência, fazendo uma comparação entre os industrializados (visualizando a quantidade de sódio, açúcar e gordura que representam o perigo de consumo frequente) e os grãos, frutas, legumes e verduras (mais saudáveis).
A diretora da unidade, Conceição de Maria Moço da Silva, elogiou a iniciativa, capaz de conscientizar os pais para a vida mais saudável da família em geral.
A temática atende a proposta da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (Reane), que inclui o novo Guia de Alimentação para a População Brasileira, incentivando o consumo de alimentos mais naturais.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/06/2026 18:57:29 Prefeitura realiza XI Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
- 11/06/2026 18:43:19 EPA apresenta espetáculo inspirado na obra de Candido Portinari no Teatro de Bolso
- 11/06/2026 18:10:05 Educação orienta sobre uso do Sistema Presença e combate à evasão escolar
- 11/06/2026 17:45:10 Junho Violeta: Tardezinha da Saúde com ações para idosos no Clube da Terceira Idade
- 11/06/2026 17:01:02 Capacitação abre novas oportunidades para elaboração de projetos
Prefeitura realiza XI Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
1106 18h43EPA apresenta espetáculo inspirado na obra de Candido Portinari no Teatro de Bolso
1106 18h10Educação orienta sobre uso do Sistema Presença e combate à evasão escolar
1106 17h45Junho Violeta: Tardezinha da Saúde com ações para idosos no Clube da Terceira Idade
1106 17h01Capacitação abre novas oportunidades para elaboração de projetos
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Semana do MEI, que acontece de 25 a 29 de maio, tem inscrições abertas
5Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
6Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos





















