Notícia no detalhe
Produtores destacam a importância do crédito rural
Produtores rurais que participaram nesta quarta-feira (26) do fórum de debates no painel sobre Agricultura, dentro da programação da Feira NF Negócios, destacaram a importância do crédito rural proporcionado pela Prefeitura, através da parceria entre a Superintendência de Agricultura e o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).
Dentre os presentes, alguns produtores inseridos em programas de fomento da atividade rural, com casos de experiências positivas, como o pequeno produtor Mário Tadeu Branco Menezes, e o agricultor familiar, Jurandi Perculiano Alves. Eles assinaram contrato de equalização de juros de crédito rural, com juro equalizado a 2% ao ano, e microcrédito, com juro zero, para investir no aumento da produtividade e na qualidade de leite.
Os produtores falaram da importância do crédito rural, que somente no mês de julho teve aumento de 44% nos juros, de acordo com levantamento do Banco Central, mas, em Campos, tem taxa especial, graças à equalização do Fundecam, conforme destaca o presidente do Fundo, Otávio Amaral.
Ele explica que os contratos firmados no microcrédito para agricultores familiares pronafistas (com perfil do Pronaf) e pescadores, têm taxa de juro zero, e no caso dos pequenos e médios produtores rurais não pronafistas (fora do perfil de agricultor familiar), a taxa de juros é equalizada a 2% ao ano, ou seja, se o banco cobrar juros de 8%, 10% ou 14% ao ano, o Fundecam equaliza e o produtor pagará apenas 2% de juros ao ano, já que a Prefeitura, através do Fundecam, paga a diferença para o produtor rural.
- Tenho 43 vacas, entrei no Programa Mais Leite e tive resultados que desde criança trabalhando com gado nunca tinha visto. Gostei, porque as orientações que a gente recebe dos técnicos dão resultado mesmo.
Preciso de ajuda para fazer mais pasto com irrigação para garantir o pasto com qualidade. Fazer o empréstimo com os juros da Caixa e do Banco do Brasil não compensa pra mim, mas com este apoio do Fundecam, que paga a maior parte dos juros pra gente, aí compensa. O melhor que eu consegui foram juros de 5,5% ao ano pelo Banco do Brasil e com a equalização do Fundecam vou pagar só 2% ao ano, com quatro parcelas ao ano, durante cinco anos. Isso ajuda muito. Já subi para 700 litros por dia e agora, com esse dinheiro, vou atingir minha meta de 1000 litros/dia”, declarou o pequeno produtor, Mário Tadeu Branco Menezes, de Dores de Macabu.
O agricultor familiar, Jurandi Perculiano Alves, da localidade de Mata da Cruz também ressalta a importância do crédito rural. “Eu crio 30 cabeças de vacas leiteiras e com esse dinheiro vou melhorar o pasto. Em parte da propriedade vou plantar 2 hectares de cana, para formar canavial e garantir alimento para as vacas em tempo de seca, como vivemos agora em toda região. A cana resiste mais a seca do que o capim, e assim, quando o pasto secar, vou ter cana para dar às vacas de leite, e elas não vão parar de produzir”, declarou Jurandi.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda