Notícia no detalhe
Prefeitura realiza limpeza periódica das margens do Rio Paraíba e de canais
A Prefeitura de Campos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Ambiental, realiza periodicamente a limpeza do lixo das margens do Rio Paraíba do Sul, bem como das margens das lagoas urbanas e de margens dos canais que cortam os bairros da cidade. O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel explica que o cronograma da limpeza dos recursos hídricos não têm calendário fixo porque o serviço é feito de acordo com o volume de lixo que surge nas margens. Ele explica que, no caso das margens das lagoas, que não são íngremes, a retirada do lixo leve é feita periodicamente por equipes da secretaria durante as varrições dos bairros.
- O lixo pesado das margens das lagoas, como entulhos, carcaças de geladeiras, fogões, móveis e outros materiais das margens das lagoas são removidos nas operações feitas por máquinas e caminhões da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Da mesma forma, fazemos essas operações de limpeza nas margens do Rio Paraíba do Sul e dos canais, que apresentam grau de dificuldade maior no acesso, por causa da altura do dique e da inclinação do talude (margens dos canais) que são muito inclinadas e precisam de barcos e máquinas para auxiliar o serviço de remoção do lixo, do entulho e da roçada da vegetação -, detalhou Jorge Rangel.
O secretário informa que há cerca de 10 dias foi realizado o trabalho de remoção de lixo, de entulhos e da roçada das margens do Canal dos Coqueiros, nos bairros Vivendas dos Coqueiros e no Parque Santa Maria, na região do bairro da Penha. “Realizamos a limpeza das margens do Coqueiros que compreendeu a retirada de muito lixo, entulho de obras e depois realizamos a roçada. Em seguida, nas áreas onde não existem árvores, fizemos plantio de mudas de árvores em ambas as margens do canal, na avenida Henrique Guitton. Na próxima semana, estaremos realizando novamente uma operação de limpeza nas margens do Rio Paraíba do Sul, na área central da cidade, iniciando nas imediações da Ponte Barcelos Martins, um dos pontos mais críticos, onde pessoas sem consciência ambiental despejam sistematicamente lixo por cima do dique para dentro do rio, reclama o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda