Notícia no detalhe
Apa do Morro do Itaoca vai ganhar base do Grupamento Ambiental
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Itaoca, ou Morro do Itaóca, como é popularmente conhecido o ponto turístico na região serrana de Campos, vai receber um portal e uma base do Grupamento Ambiental, ligado à Guarda Civil Municipal. A base vai funcionar de sexta-feira a domingo na Serra, no distrito de Ibitioca.
Os detalhes para as instalações foram definidos durante reunião nesta terça-feira (04) entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal; o presidente da Codemca, Wainer Teixeira de Castro; o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino, e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e das respectivas secretarias e, ainda, de empresários interessados em parcerias, como os da empresa Atual, especializada em projetos e construções.
- Durante a reunião, ficou definida a construção do portal no início da subida do morro, onde vai funcionar o Posto do Grupamento Ambiental com plantões nos finais de semana. Essas instalações vão ter um viés ecológico, com materiais de longa duração, que não recebe tinta, nem madeira, nem usa alvenaria, nem mesmo telhado convencional que utiliza telhas de argila ou amianto, que implica na exploração de jazidas.
Trata-se de uma instalação de modelo construtivo inovador, que emprega o PVC, derivado do processamento do petróleo, que seria descartado na natureza e que tem duração por 20 anos sem necessidade de reformas -, detalha Orlando Portugal.
O Morro do Itaoca é um dos pontos culminantes do município, que atinge 414 metros e possui outras sete elevações, sendo os Picos da Andorinha e da Pedra Negra os mais conhecidos. Do maciço do Itaoca, onde a prefeitura investiu para melhorar o acesso, é possível ter vistas privilegiadas da Lagoa de Cima, Lagoa Feia e da sede do distrito de Ibitioca, além de percursos da BR-101, o traçado dos Rios Ururaí e Paraíba do Sul; e a vista da cidade de Campos, embora distante cerca de 20 quilômetros do Centro da cidade.
Devido às belezas naturais da Serra do Mar, emoldurada pela Lagoa de Cima e extensa área verde, o Morro do Itaoca é muito procurado para a prática de esportes como Mountain Bike, Down Hill, Voo-Livre (Parapente e Asa-Delta) e caminhadas. No alto do pico, existem duas rampas de decolagem e também a maior pista de Down-hill do Brasil. Diversas competições de Parapente, Bike são realizadas no local e por isso é considerado um importante Parque Ambiental de Esportes Radicais, que merece atenção especial da Fundação Municipal de Esportes, que pretende realizar melhorias e intervenções para tornar o Morro do Itaoca em um dos pontos mais importantes do esporte e do turismo de Campos, que receberá também um Mirante e um Centro Ecumênico, dentre outros agregados como banheiros e quiosques, dentro das normas ambientais de funcionamento.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18