Notícia no detalhe
Inaugurada Sala de Terapia Enzimática para pacientes com doenças raras
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão; e o coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho; inauguraram nesta terça-feira (28), a Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética, que funciona no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2). A unidade é destinada ao tratamento de pessoas com doenças genéticas raras e já iniciou o atendimento. A partir desta terça-feira (28), cinco pacientes iniciam o tratamento na
Sala. Ao todo, Campos tem 18 pacientes, entre crianças e adultos, que
serão beneficiadas com o novo serviço. A capacidade é de seis
pacientes/dia.
- Trata-se de uma Sala de Infusão de Medicação. A medida garantirá as condições ambulatoriais adequadas para pacientes que utilizam periodicamente medicações venosas como parte do tratamento. Atualmente, a infusão é realizada apenas em ambiente hospitalar – disse Doutor Chicão.
Segundo o geneticista e coordenador do Programa, a implantação da Sala em ambiente ambulatorial colabora para que esses procedimentos sejam realizados sem precisar ocupar leitos nas enfermarias. "Como a medicação é injetável e, às vezes, a infusão é lenta, pode provocar uma reação nos pacientes. Por isso, necessitam permanecer em repouso. Para pacientes considerados saudáveis, não haverá necessidade de internação hospitalar, uma vez que a Sala apresenta toda a segurança e o conforto necessários para um atendimento dentro das exigências técnicas", destacou o coordenador.
A inauguração da Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética contou a participação da presidente da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR), Regina Próspero.
Atendimento - Cláudia Mota de Oliveira, 20 anos, diagnosticada com MPS IV (Síndrome de Morquio), fez a primeira infusão de medicação na Sala de Terapia Enzimática nesta terça-feira (28). “O atendimento daqui é muito bom. Minhas consultas eram no Rio de Janeiro, mas estou aqui no Programa há um ano. Agora não vou mais precisar ir pro Rio. É mais cômodo fazer tudo em Campos”, disse Cláudia.
- Agora, com a infusão, a paciente Cláudia vai ter uma melhora no quadro de dor e as displasias (deformidades) ósseas vão parar de acontecer. A infusão vai proporcionar a reposição da enzima que o organismo dela não produz – explicou coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho.
Ele informou que quando necessário, os pacientes fazem exames genéticos, citogenéticos, moleculares, de paternidade, dosagem enzimática, teste do pezinho expandido, entre outros, em parceria com laboratórios conveniados.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda