Notícia no detalhe
Prefeitura investe em treinamento de emergência
Na rotina de um hospital de emergência, o suporte à vida é fundamental para o pronto atendimento ao paciente. Visando treinar um número maior de profissionais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está ofertando dois cursos de qualificação: o Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) e o Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS). Os cursos seguem acontecendo até domingo (19), no auditório da Faculdade de Medicina de Campos, num investimento de R$ 300 mil, com verba do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI).
O curso de ACLS tem como objetivo central o atendimento sistematizado nos primeiros 10 minutos de uma parada cardíaca súbita e o atendimento inicial a uma urgência cardiológica no adulto, dando aos profissionais a clareza sobre a necessidade de tomada rápida e eficiente de decisão. Já o curso de PALS visa a auxiliar os médicos no desenvolvimento dos conhecimentos e das habilidades necessários para atendimento de crianças em estado crítico.
De acordo com a coordenação do programa “Desenvolvendo Pessoas” da FMS, Lia Regina Tinoco, mais de 150 médicos participam do treinamento. “Nossa primeira turma foi em junho e agora estamos formando um segundo grupo. A receptividade tem sido muito boa”, relatou Lia Regina Tinoco.
— É muito bom, bem dinâmico, leve e com ênfase nos detalhes de aprimoramento na aplicação de protocolos práticos de suporte à vida — disse o médico em terapia intensiva, Fabrizio Leal Fonte.
Para Beatriz Enes, que também integra a coordenação do programa de treinamento, a sequência dos cursos é fundamental. “Abrimos as vagas para médicos da rede municipal de urgência e emergência hospitalar e rapidamente foram preenchidas. Agora esperamos dar sequência ao trabalho disponibilizando novas vagas para atender aos demais médicos da nossa rede”, relatou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa