Notícia no detalhe
Grupamento Ambiental realiza soltura de mais 35 animais silvestres
O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), soltou esta semana 35 animais silvestres na região do Imbé, incluindo aves apreendidas no domingo (12), em uma casa no Parque Santa Rosa, em Guarus, após denúncia anônima. Os animais estavam sendo tratados e avaliados no Hospital Veterinário da Uenf.
Dos animais soltos, um era filhote de jacaré do papo amarelo, dois eram trincas ferro, cinco sanhaçus, 13 coleiros, um pássaro preto, sete canários da terra, dois catataus, um guaxe, um garibalde e dois tizis. Segundo o comandante do GAM, Sávio Tatagiba, nos últimos 30 dias, 93 animais silvestres foram devolvidos à natureza.
- Esses animais têm papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. São eles que dispersam sementes "plantando" árvores, controlam populações de espécies, que, quando em excesso, podem ser prejudiciais às nossas lavouras e criações e produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta prejuízos incalculáveis à humanidade – destacou Sávio.
O Grupamento Ambiental foi criado há três anos e neste período já resgatou mais de 1.350 animais silvestres. Em casos de denúncias ou surgimento de animais silvestres nas residências, Tatagiba informa que a população pode entrar em contato através dos telefones 153 e 2725-6483.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 17:59:54 Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
0305 15h51Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18