Notícia no detalhe
IPTU de imóveis construídos ou ampliados: atualização até 10 de agosto
Proprietários de imóveis residenciais e comerciais que construíram ou ampliaram os mesmos e não fizeram a devida atualização no Cadastro de Registro de Imóveis, na Secretaria de Fazenda, têm até o dia 10 de agosto para atualizar os dados e gerar os carnês do IPTU, atendendo à solicitação feita no carnê do IPTU 2015, e assim, ficar livres da multa e outras implicações. O prazo terminaria no dia 30 de junho.
O não lançamento da construção nova ou da ampliação de construções já anteriormente lançadas implica em sonegação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e gera processo, pagamento de multas e outras implicações, como o impedimento da transação do imóvel por estar em situação irregular com o fisco municipal.
- Muitos proprietários de terrenos construíram suas casas ou prédios comerciais e não procuraram a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, antiga Secretaria de Obras, nem a Secretaria de Fazenda, para os devidos registros – disse o subsecretário de Fazenda, Márcio Morales.
Segundo ele, o mesmo foi feito por milhares de proprietários de imóveis residenciais e comerciais que fizeram ampliação dos imóveis e não compareceram aos respectivos órgãos da Prefeitura para atualizar os dados.
“É importante que estes contribuintes aproveitem a oportunidade deste prazo prorrogado para o comparecimento voluntário, e evitando que a cobrança seja feita de forma judicial, porque vai gerar multas e custas cartorárias, conforme exige a legislação”, explica o subsecretário de Fazenda.
Márcio acrescenta que o georreferenciamento realizado em 2015 identificou os terrenos que receberam construções e da mesma forma os imóveis que foram ampliados, mas não tiveram os dados lançados na Secretaria de Fazenda. “Fizemos a notificação nos carnês do IPTU 2014, estabelecendo prazo para que as pessoas comparecessem voluntariamente para atualizar os dados. No ato do comparecimento, o proprietário verifica os dados que a fotogrametria mostra. Se ele concordar, o sistema emite o carnê com os dados já lançados pelo georreferenciamento, e caso não concorde, pode requerer uma revisão”, detalha Márcio.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















