Notícia no detalhe
Escola de Filhos será implantada nos acolhimentos para adolescentes
O programa “Escola de Filhos” deve ser implantado pelo Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) até o final deste mês nos acolhimentos de alta complexidade da Prefeitura de Campos. O vice-presidente do Conselho, Renato Gonçalves, informa que o projeto segue os moldes do projeto Escola de Pais, executado em vários estados brasileiros, para acompanhamento de familiares de crianças e adolescentes que sofreram violação de diretos ou adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
- Em Campos, de forma pioneira, em 2014 lançamos a proposta de realizar o mesmo trabalho com adolescentes, com atividades e grupos de discussão acerca dos mesmos temas tratados com os pais, só que sob a ótica do adolescente. O programa prevê a realização de atividades externas, relacionadas aos direitos fundamentais deles de acesso à cultura, ao lazer, entre outros. Abrimos edital para as entidades interessadas em desenvolverem em atividades com os acolhidos fora dos acolhimentos – explica Renato.
O vice-presidente explica que CMPDCA montou o projeto, com uma espécie de roteiro das atividades.
- São atividades que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, preparar esses adolescentes para o retorno à comunidade e à família ou a uma família substituta. As entidades interessadas em executar o projeto devem ter equipe multidisciplinar, com cuidador, psicólogo e coordenador técnico. A Prefeitura, em contrapartida, disponibiliza outros profissionais, como assistentes sociais. A meta é trabalhar inicialmente com 30 adolescentes de acolhimentos - conclui Renato.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















