Notícia no detalhe
Cirurgias infantis em mutirão no HPC
Médicos e equipes cirúrgicas voluntários do Hospital Plantadores de Cana (HPC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando neste sábado(21) cirurgias ambulatoriais como hérnias, fimose, e cistos. Trata-se do IV Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). Como nos mutirões anteriores, a finalidade é reduzir as filas de paciente infantis com indicação cirúrgica nos hospitais, especialmente nos públicos, com a realização de intervenções em um único dia. Com isso, também crianças que apresentam casos mais complexos deverão ter o tempo de espera reduzido.
E para aliviar a tensão das mães, o grupo “Os Parceiros do Sorriso” participou do evento, distribuindo de balões de ar e nariz de palhaço. “Esse é um trabalho prazeroso, pois só em ver as crianças sorrindo, é gratificante pra todos nós”, comentou a assistente social Márcia Cristina Ferreira, informando que o grupo atua em hospitais e asilos voluntariamente com um equipe multidisciplinar: psicóloga, nutricionista, assistente administrativo e técnico em enfermagem.
A dona de casa Natália Almeida, 24 anos, moradora de São Francisco de Itabapoana, não escondia a preocupação com o filho. “Descobri que Thiago estava com hérnia na virilha há pouco tempo e fui até um médico lá em São Francisco que me encaminhou pra Campos e consegui marcar a cirurgia”, explicou. A mãe Adriana Peixoto da Silva, 26, não vê a hora do filho voltar a brincar normalmente. “Graças a Deus que marcou essa cirurgia, pois estou tentando desde dezembro”, falou.
O coordenador do mutirão em Campos, Paulino Dias, explicou que as internações de cirurgias de baixa complexidade são de pouco tempo. “Estamos beneficiando as crianças portadoras de doenças menos complexas do ponto de vista cirúrgico, diminuindo o tempo de espera, e, indiretamente, também as que apresentam casos mais complicados, que necessitam internação pós-operatório”, falou Paulino, esclarecendo que as crianças foram divididas em três grupos para não ficarem tanto tempo em jejum.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, esta é mais uma ação conjungada da secretaria, visando melhorar a assistência da população, principalmente, infantil. “Estamos tendo, simultaneamente, mutirãos de cataratas, cirurgias mais rápidas em único dia. Por isso que o dia de hoje é importante pelo fato de uma demanda reprimida”, ressaltou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 11:45:26 Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
- 18/07/2025 10:26:45 Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
- 18/07/2025 09:47:44 “Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Zoia Prestes: “Campos tem o maior número de escolas do campo no Brasil”
1807 10h26Treinamento: Subsecretaria de Políticas para Mulheres se reúne com agentes da DEAM
1807 09h47“Adote um amigo de 4 patas” acontece neste sábado e domingo no Partage
1807 09h39Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda