Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha e secretário Garotinho explicam saída para crise
Empresários da indústria, do comércio e dirigentes de diversas entidades do setor produtivo e da sociedade civil, lotaram o auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) nesta sexta-feira (26) para conhecer detalhes da saída encontrada pela Prefeitura de Campos, como alternativa para superar a crise econômica que afeta todo o Brasil, e evitar a falência das 200 Prefeituras de municípios produtores de petróleo em 11 estados brasileiros. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, falou sobre o momento difícil da economia, sobre a necessidade de buscar alternativas e franqueou a palavra para os dirigentes da sociedade civil e para a Prefeita Rosinha Garotinho e, em seguida, o secretário de Governo Anthony Garotinho. A Prefeita Rosinha agradeceu pelo comparecimento e alertou que “a crise é questão suprapartidária e, para vencer, é necessária a união de todos, porque a crise afeta a todos”.
O conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para adequar o orçamento do município, diante da crise que afeta todas as cidades do Brasil, e a alternativa encontrada em Campos para que 11 estados e 200 municípios produtores de petróleo possam compensar as perdas abruptas de receitas por conta da crise nacional e agravada pela queda acentuada dos royalties do petróleo e de participações especiais, foram explanadas pela Prefeita Rosinha e pelo secretário de Governo, Anthony Garotinho.
A Prefeita e o secretário receberam agradecimentos dos prefeitos Alair Correa (Cabo Frio) e Amaro Fernandes dos Santos (Carapebus), pela saída encontrada pelo secretário Garotinho, idealizador da proposta da Resolução 15/2015 do Senado, que foi proposta pelos senadores Marcelo Crivella e Rose Freitas, e criou “o Fundo dos Royalties”. Os prefeitos falaram das dificuldades financeiras das Prefeituras, como Cabro Frio e Natividade, que tiveram contas de energia dos prédios públicos cortadas.
Devido à crise, Prefeituras de vários municípios já estão com os serviços públicos afetados pela queda abrupta de repasses e transferências do governo federal, devido à crise econômica nacional, bem como pela queda acentuada de royalties e participações especiais, pela crise do petróleo que, em julho de 2014, estava com o barril cotado a R$ U$S 115 e em dezembro despencou para US$ 45 o barril.
- Me recordo que, desde que assumi a prefeitura, procurei diálogo com a sociedade civil e criei o Comudes (Conselho Municipal de Desenvolvimento) e convoquei a todos para lutarmos juntos contra a redistribuição dos royalties. Vocês acreditaram na nossa proposta de luta e lotamos a Praça São Salvador com 50 mil pessoas. O que estamos fazendo, conforme a Resolução aprovada no Senado, é captar recursos, através de títulos que serão lançados em Bolsa de Valores, mas tivemos o cuidado de não comprometer gestões futuras, pois o pagamento não será maior que 10% da arrecadação apenas da receita de royalties, com base nos valores recebidos em 2013 e 2014, e não do orçamento”, explicou Rosinha.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município