Notícia no detalhe
Alunos de Campos representam o Brasil em projeto internacional
Uma oficina realizada por meio de videoconferência com o norueguês Oded Bem-Horin, coordenador do projeto mundial “Sky Light – uma ópera da ciência global”, já foi iniciada com os alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol de São Tomé. A unidade é a única a representar o país no projeto, em que um grupo de alunos de 8º e 9º anos aceitou o desafio de escrever um poema como parte da ópera, que será cantada simultaneamente em outubro, nos 28 países participantes. O primeiro dia de oficina aconteceu na quinta-feira (18), na escola.
Os adolescentes apresentaram a letra do poema científico durante do 8º Encontro de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em Campos entre os dias 9 e 11 de abril deste ano, para que seja cantada por alunos de um dos países participantes. Já a música que será cantada em Campos foi composta por Jonathan Harris, da The Premier Academy, na Inglaterra, especialmente para o projeto Sky Light, desenvolvido em função de 2015 ser proclamado o Ano Internacional da Luz.
Para a aluna Mayara de Souza Tavares, 14 anos, que cursa o 9º ano, está sendo uma experiência muito boa. “A minha dificuldade maior é cantar na Língua Inglesa, mas sem dúvidas contribui muito para toda a vida”, diz. Os adolescentes integram o mesmo grupo que vem se destacando nos projetos ligados à astronomia e à astronáutica, como a campanha de busca de asteroides, que colocou Campos em posição de destaque internacional em 2014.
Sky Light – Projeto internacional de educação baseado nas tecnologias da informação, mobilizando alunos dos 28 países para criar em conjunto uma ópera da Ciência sobre a Luz Cósmica. A iniciativa é do Oded, da Stord Haugesund University College, da Noruega. No Brasil, o projeto é coordenado pelo presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, com a participação da sua equipe e dos alunos de escolas municipais, graças à parceria com a Coordenação de Ciências Fundamental 2, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
A realização do Sky Light consiste em dois métodos: Luz (que participa através do aplicativo Opus Lux (opus-lux.dk /) desenvolvido pelo Royal Danish Opera e a Opera Malmö) e Som (que participa através da performance de música em vários instrumentos). Cerca de metade dos alunos dos países participantes vai apresentar cada método.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado