Notícia no detalhe
Campos é destaque com políticas públicas para criança e adolescente
A cidade de Campos é destaque no estado do Rio de Janeiro com o conjunto de políticas públicas para a criança e adolescente. Através da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e seus polos no interior, vários programas são desenvolvidos voltados para a formação da cidadania, com foco na educação e na formação do caráter, tendo por princípio a proteção e demais diretrizes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A FMIJ contempla nos seus programas, somente na sede, 1000 crianças na faixa etária entre 6 e 18 anos, com atenção educativa-psicossocial, e diversas atividades, como oficinas de música, teatro, dança e esportes, além de cursos profissionalizantes para os adolescentes e jovens da faixa etária dos 14 aos 18 anos, com preparação para o mercado de trabalho.
O Programa Desafio beneficia crianças na faixa etária dos 6 ao 14 anos, com aulas no contraturno e tem contribuído para dar norte à vida de muitos pequenos em situação de risco social. Nesta faixa etária, elas são inseridas nas atividades culturais e esportivas. No Programa Semeando Arte são inseridos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos em cursos na área cultural, com formação profissional durante até três anos, com ênfase na dança, música e no teatro.
Adolescentes e jovens de 14 a 18 anos participam do Programa Qualifica Jovem, com qualificação profissional, através dos cursos de gastronomia, beleza (manicure, cabelereiro), grafite, gráfica, lanternagem automotiva, pintura automotiva e mecânica automotiva. O Programa Guarda Mirim prepara adolescentes da faixa etária dos 15 aos 18 anos para atuar em órgãos e logradouros públicos, como nas secretarias e outros órgãos municipais. Na Guarda Mirim, os jovens participam de cursos de qualificação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e cursos de música na Banda Musical da FMIJ, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Cozinha Industrial da FMIJ garante café da manhã, almoço e lanche à tarde. O almoço é servido para o turno da manhã, que sai ao meio dia; e também é servido para o turno da tarde, que entra ao meio dia, com a produção de mais de 1000 refeições/dia, conforme informa o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, que destacou ainda a importância do Programa Jovens pela Paz e outros, como o Qualifica Jovem, da Casa da Juventude.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda