Notícia no detalhe
Campos é destaque com políticas públicas para criança e adolescente
A cidade de Campos é destaque no estado do Rio de Janeiro com o conjunto de políticas públicas para a criança e adolescente. Através da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e seus polos no interior, vários programas são desenvolvidos voltados para a formação da cidadania, com foco na educação e na formação do caráter, tendo por princípio a proteção e demais diretrizes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A FMIJ contempla nos seus programas, somente na sede, 1000 crianças na faixa etária entre 6 e 18 anos, com atenção educativa-psicossocial, e diversas atividades, como oficinas de música, teatro, dança e esportes, além de cursos profissionalizantes para os adolescentes e jovens da faixa etária dos 14 aos 18 anos, com preparação para o mercado de trabalho.
O Programa Desafio beneficia crianças na faixa etária dos 6 ao 14 anos, com aulas no contraturno e tem contribuído para dar norte à vida de muitos pequenos em situação de risco social. Nesta faixa etária, elas são inseridas nas atividades culturais e esportivas. No Programa Semeando Arte são inseridos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos em cursos na área cultural, com formação profissional durante até três anos, com ênfase na dança, música e no teatro.
Adolescentes e jovens de 14 a 18 anos participam do Programa Qualifica Jovem, com qualificação profissional, através dos cursos de gastronomia, beleza (manicure, cabelereiro), grafite, gráfica, lanternagem automotiva, pintura automotiva e mecânica automotiva. O Programa Guarda Mirim prepara adolescentes da faixa etária dos 15 aos 18 anos para atuar em órgãos e logradouros públicos, como nas secretarias e outros órgãos municipais. Na Guarda Mirim, os jovens participam de cursos de qualificação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e cursos de música na Banda Musical da FMIJ, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Cozinha Industrial da FMIJ garante café da manhã, almoço e lanche à tarde. O almoço é servido para o turno da manhã, que sai ao meio dia; e também é servido para o turno da tarde, que entra ao meio dia, com a produção de mais de 1000 refeições/dia, conforme informa o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, que destacou ainda a importância do Programa Jovens pela Paz e outros, como o Qualifica Jovem, da Casa da Juventude.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado