Notícia no detalhe
Campos é destaque com políticas públicas para criança e adolescente
A cidade de Campos é destaque no estado do Rio de Janeiro com o conjunto de políticas públicas para a criança e adolescente. Através da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e seus polos no interior, vários programas são desenvolvidos voltados para a formação da cidadania, com foco na educação e na formação do caráter, tendo por princípio a proteção e demais diretrizes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A FMIJ contempla nos seus programas, somente na sede, 1000 crianças na faixa etária entre 6 e 18 anos, com atenção educativa-psicossocial, e diversas atividades, como oficinas de música, teatro, dança e esportes, além de cursos profissionalizantes para os adolescentes e jovens da faixa etária dos 14 aos 18 anos, com preparação para o mercado de trabalho.
O Programa Desafio beneficia crianças na faixa etária dos 6 ao 14 anos, com aulas no contraturno e tem contribuído para dar norte à vida de muitos pequenos em situação de risco social. Nesta faixa etária, elas são inseridas nas atividades culturais e esportivas. No Programa Semeando Arte são inseridos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos em cursos na área cultural, com formação profissional durante até três anos, com ênfase na dança, música e no teatro.
Adolescentes e jovens de 14 a 18 anos participam do Programa Qualifica Jovem, com qualificação profissional, através dos cursos de gastronomia, beleza (manicure, cabelereiro), grafite, gráfica, lanternagem automotiva, pintura automotiva e mecânica automotiva. O Programa Guarda Mirim prepara adolescentes da faixa etária dos 15 aos 18 anos para atuar em órgãos e logradouros públicos, como nas secretarias e outros órgãos municipais. Na Guarda Mirim, os jovens participam de cursos de qualificação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e cursos de música na Banda Musical da FMIJ, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A Cozinha Industrial da FMIJ garante café da manhã, almoço e lanche à tarde. O almoço é servido para o turno da manhã, que sai ao meio dia; e também é servido para o turno da tarde, que entra ao meio dia, com a produção de mais de 1000 refeições/dia, conforme informa o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, que destacou ainda a importância do Programa Jovens pela Paz e outros, como o Qualifica Jovem, da Casa da Juventude.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles