Notícia no detalhe
Secretaria inicia limpeza da comporta do Canal de Coqueiros
Com o objetivo de amenizar os problemas causados pela seca que atinge a região da Baixada Campista, a secretaria municipal de Defesa Civil iniciou nesta sexta-feira (20), a desobstrução e limpeza da comporta do Canal de Coqueiros, no leito do rio Paraíba do Sul, no trecho do bairro do Matadouro. O trabalho conjunto do órgão com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca será efetuado em outras tomadas de águas de outros canais que cortam o município, como o da Granja, do Itereré, do Vigário e Campos-Macaé.
As intervenções foram determinadas pelo Prefeito Nelson Nahim que, atendendo à solicitação de entidades rurais, mobilizou as secretarias, a fim de que o município dedique atenção especial à situação de seca, provocada pela estiagem, que está causando a falta de água para o gado e ressecamento do solo. “O Sindicato Rural nos procurou, assim como também recorreu ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que teria a responsabilidade de executar esse trabalho. No entanto, o prefeito salientou que o momento não é de se procurar culpados, mas soluções. Para isso, ele nos convocou para agirmos em tudo o que for preciso para ajudar os produtores”, contou o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Soares.
Duas retroescavadeiras e uma drag line (máquina utilizada para movimentação de terra) estão sendo utilizadas para a limpeza da comporta, cuja previsão de conclusão é para dentro de 20 dias. De acordo com Marco, simultaneamente, outros canais passarão por intervenções que, a longo prazo, servirão para amenizar os efeitos das cheias durante o verão. Além das máquinas, duas bombas captarão água do rio Paraíba para os canais. A instalação e manutenção dos equipamentos serão feitas pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e pela Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), que se dispuseram a colaborar com o governo municipal.
- Eles se prontificaram a nos ajudar numa iniciativa muito louvável da sociedade civil organizada que, através das duas entidades, vão colaborar para que consigamos amenizar os efeitos da seca na Baixada Campista e evitemos perdas para os produtores da região - salientou o secretário
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore